Skip to content

Entenda a importância da iluminação natural no seu imóvel

  • by

Sabe aquela sensação gostosa de abrir as cortinas e acordar com o sol dando bom dia? Pois bem, muitas pessoas nem imaginam a importância disso para os ambientes da casa. Além dessa sensação prazerosa, existem inúmeros benefícios tanto para o ambiente quanto para nós como moradores. E é isso que vamos abordar no texto de hoje: a importância da iluminação natural no seu imóvel! 

 

Boa leitura! 

 

Quais os benefícios da iluminação natural para seu imóvel? 

 

A iluminação natural é um item pouco analisada na hora da escolha de um imóvel, mas isso deve mudar! Devido aos grandes benefícios que esse fator traz para o dia a dia dos moradores de um apartamento bem iluminado. A luz natural de um imóvel depende da proporção da luz do sol que ele recebe ao longo do dia. 

 

 

  • Proporciona saúde e bem-estar 

 

Esse é um dos diferenciais mais notáveis que a iluminação natural traz para os imóveis. Já é comprovado cientificamente que a exposição ao sol proporciona vários benefícios, e se esse contato com o sol for de dentro do seu próprio apartamento, fica ainda mais fácil de usufruí-los. 

Além disso, nós seres humanos precisamos de doses diárias de luz solar para a produção de vitamina D, o que melhora a nossa absorção de cálcio e fortalece também nossos ossos. Porém, com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos dessa dose diária, e se você receber essa luz solar dentro de casa, fica mais prático realizar essa ação. 

Sem contar que a luz solar tem a capacidade de acelerar nossas atividades, ela traz uma sensação de maior disposição, de bem-estar, mandando para longe a falta de energia – que pode afetar as atividades do dia a dia. 

 

 

  • Valorização do projeto arquitetônico

 

Imóveis que contam com a iluminação natural têm seus projetos arquitetônicos mais valorizados, é difícil quem não sinta uma sensação de conforto ao visitar um ambiente bem iluminado. A luz natural promove uma sensação de amplitude e harmonia no apartamento, o que estimula a forma mental e visual de como as pessoas veem o ambiente e como se sentem em relação a ele. 

Outro grande benefício é na hora de decorar o imóvel, a luz solar valoriza as características e os detalhes da decoração, deixando o apartamento ainda mais bonito, principalmente se na sua decoração você faz uso de plantas. A luz solar para grande maioria delas é uma necessidade, para que cresçam saudáveis e cheias de vida. 

 

  • Maior economia e apoio à sustentabilidade 

 

Além de todos as vantagens já apresentadas, um imóvel que recebe iluminação natural ainda traz benefícios para o seu bolso e para o meio ambiente. A logística é simples: se você tem iluminação natural no seu apartamento, automaticamente utiliza menos energia elétrica, ou seja, sua conta de luz será reduzida. 

Cada vez mais o assunto sustentabilidade tem sido levantado na construção civil e na arquitetura (o que é ótimo) cada vez mais são buscadas soluções para diminuir o impacto que o ser humano causa ao meio ambiente durante as etapas de uma obra. E até nisso, a iluminação natural apresenta diferenciais. 

Utilizando menos energia elétrica, você está contribuindo com a sustentabilidade do planeta, já que ela usa recursos naturais para sua produção. Sem falar que a luz solar é limpa e abundante. Você vai estar fazendo sua parte, sem precisar fazer esforço nenhum, somente se beneficiar com a iluminação natural do seu apartamento. 

 

  • Menos umidade no apartamento 

 

A umidade é uma grande vilã em lugares que não são contemplados com a iluminação natural, e isso pode acarretar em sérios problemas como a presença de mofo, bolor e ácaros por todo o apartamento. Para evitar esse tipo de problema é importante manter o ambiente bem ventilado, com bastante circulação de ar e sempre que possível permitir a entrada de luz solar. 

Deixe as portas e gavetas abertas, deixe as janelas abertas em especial durante os dias ensolarados. Afinal, a umidade gosta de lugares frios, fechados, escuros e sem saída de ar. 

 

Agora que você já sabe a importância da luz solar no seu dia a dia, que tal escolher seu imóvel com iluminação natural e com qualidade garantida? Acesse agora mesmo o site da ALZ Construtora e conheça todos os nossos empreendimentos, você vai se surpreender! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy