Skip to content

Jardim vertical: 4 dicas para utilizar no seu imóvel

  • by

Com o grande crescimento da área urbana, o contato com a natureza está ficando cada vez mais restrito. Alguns projetos visam diminuir esse distanciamento entre a área urbana e a natureza, como, por exemplo, o jardim vertical. Que nada mais é do que um projeto que envolve arquitetura e paisagismo, a fim de criar ambientes internos e externos voltados para o contato com a natureza. 

 

Se você também é fã de áreas verdes e ainda não sabe como montar um espaço assim na sua casa, nós vamos te explicar o que é e como utilizar um jardim vertical no apartamento. Confira abaixo as principais vantagens e diferenciais dessa tendência que vem ganhando o gosto dos brasileiros. 

 

Boa leitura! 

 

O que é um jardim vertical?

 

Jardim vertical que também pode ser chamado de parede verde – é quando plantas e folhagens de diversas vegetações, ficam dispostas juntas em um recipiente, em sentido vertical. O que determina esse tipo de projeto, não são os tipos de plantas, nem o recipiente em que são plantadas, mas, sim, a forma que tomam – produzindo a parede verde. 

 

Você pode montar seu jardim da forma que preferir – e esse é um dos seus grandes atrativos. O projeto ganha o coração dos moradores justamente por ocupar pouco espaço, ser versátil, criativo e por permitir que cada um elabore de acordo com suas preferências.

 

Quais os benefícios de ter um jardim vertical no apartamento?

 

Os benefícios são muitos. Envolvem desde questões estéticas, até questões de saúde física e emocional. Vamos conferir os principais:

 

 

  • Modernidade e aconchego 

 

O jardim vertical é uma tendência moderna, que visa proporcionar uma sensação de ambiente arrojado, sofisticado, elegante e harmonioso. E, ao mesmo tempo, torna o espaço aconchegante, trazendo a sensação de contato com a natureza. 

 

 

  • Aproveitamento de espaços

 

Ele pode ser montado tanto em grandes ambientes como em espaços pequenos. Um cantinho sem decoração, que precisa de vida, cor.. pode ser ideal para você montar sua área verde do apartamento. Assim como uma sacada espaçosa, com um grande espaço sem utilização, também pode ser muito bem aproveitado com essa ideia.

 

 

  • Contato com a natureza no dia a dia

 

Estamos cientes de muitos benefícios que o contato com a natureza traz para nossas vidas – e ter esse espaço verde dentro de casa proporciona grandes melhorias na qualidade de vida. As plantas ajudam a reduzir os poluentes e poeiras presente no ar, permitindo que o ar dentro de casa fique mais limpo e puro. 

 

Sem contar nos benefícios para a saúde mental e emocional que ele traz. Estar em contato com a natureza diminui consideravelmente o nível de estresse e aumenta a sensação de bem-estar. 

 

Como ter um jardim vertical?

 

Agora que você já sabe o que é e quais os diferenciais do jardim vertical, vamos a parte prática: como ter um em casa? 

 

1 – Atenção às escolhas

 

É preciso estar atento a alguns itens na hora de montar o jardim vertical do seu imóvel, como, por exemplo: quais os tipos de plantas e folhagens utilizar e os cuidados que essas elas precisam receber, como a irrigação, a quantidade de luz natural, vento, poda.. e assim por diante. É importante que essa escolha das plantas seja feita de acordo com o local que ele será instalado. 

 

2 – Local e suporte escolhido

 

Outro passo importante é determinar onde vai ficar o jardim vertical e qual material será utilizado como suporte, é possível que seja: pallets, vasos, canos, caixotes, uma estrutura de ferro, de madeira, entre outros materiais. A escolha fica de acordo com o seu projeto.  

 

3 – Tipos de jardim vertical

 

Existem vários tipos de projetos, com plantas naturais, artificiais, com plantas ou somente folhagens, estilo muro ou estilo fileiras – você pode montá-lo sozinho no seu apartamento, ou se preferir, contar com a ajuda de um profissional de paisagismo.

 

4 – Manutenção

 

O jardim vertical necessita de cuidados e manutenções como todos os outros jardins. Ele precisa contar com um bom sistema de irrigação, adubação, escoamento, e essas tarefas precisam estar em dia, para que as plantas continuem saudáveis. 

 

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outras novidades da ALZ Construtora, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e acompanhe muitos outros assuntos como este.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy