Skip to content

5 dicas de planejamento financeiro para compra do seu imóvel

  • by

O sonho do apartamento próprio faz parte da vida de grande parte da população brasileira. O que muita gente não sabe é que o segredo para a realização deste sonho, pode ser o planejamento financeiro. Por isso, a ALZ Construtora separou 5 dicas para ajudar você na compra do seu imóvel. Confira a seguir!

 

Como sabemos, poupar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente quando não se tem um objetivo bem claro e um planejamento bem definido. Justamente por isso que, muitas vezes, a realização do sonho do imóvel próprio parece tão distante. No entanto, com conhecimento, disciplina e planejamento financeiro, os resultados são bem mais eficientes do que se pode imaginar. 

Adquirir um imóvel não é uma decisão que deve ser tomada de uma hora pra outra – por impulso – é uma escolha que requer paciência, consciência e um bom orçamento. E com um planejamento financeiro você consegue identificar seu objetivo, criar metas, organizar melhor seu orçamento e administrar seu dinheiro – criando assim, maiores possibilidade de comprar seu apartamento dos sonhos. 

 

Antes de começar o seu planejamento financeiro, algumas perguntas devem ser respondidas para alinhar os próximos passos, como, por exemplo: qual é o seu objetivo com o planejamento financeiro? quanto você ganha? quanto você gasta? quanto você precisa economizar? Anote essas questões e respostas, você precisa ter essas informações bem claras para saber onde quer chegar.

 

Dicas de planejamento financeiro para adquirir o seu apartamento 

 

 

  • Organize seu orçamento

 

Com as metas definidas o próximo passo é organizar seu orçamento. É por onde você deve começar. Liste todos os seus gastos e separe-os por categoria – assim fica mais fácil de identificar por onde você pode reduzir os gastos. Uma regra precisa ficar bem clara: a sua remuneração mensal tem que suprir as suas despesas e ainda sobrar uma porcentagem para as economias. 

 

 

  • Quem poupa tem, quem não poupa, vive sem vintém

 

Como o próprio ditado já diz, o segredo é poupar! Com seu orçamento já organizado, o segundo passo é estipular um valor x por mês para poupar, considere uma parcela fixa para sua poupança – até que se torne um hábito guardar dinheiro para alcançar um bem maior. 

Uma das vantagens do planejamento financeiro é permitir que você consiga visualizar suas receitas e despesas, e assim possa definir o que é prioridade. A primeira dica para poupar é cortar os gastos supérfluos, para que depois continue diminuindo despesas que possam enxugar seus gastos. 

 

 

  • Sem dívidas no caminho

 

O processo de comprar um imóvel envolve diversas etapas, desde colocar toda a papelada em dia, até fazer a mudança. Todo esse processo gera gastos que podem comprometer bastante seu orçamento, e por esse motivo é importante que antes de tomar essa decisão, você se livre o máximo possível das dívidas do seu orçamento. 

Dívidas geram juros, que geram mais juros e quando você se dá conta, já está em um rolo de números sem fim. Para garantir que seus próximos passos na compra de um imóvel sejam seguros, quite suas dúvidas, renegocie os valores, clame por descontos – até que consiga ficar com um orçamento limpo e equilibrado.

 

 

  • Uma renda extra é sempre bem vinda

 

Se você reduzir seus custos e ainda aumentar suas receitas, automaticamente poderá poupar mais dinheiro para realizar o quanto antes o sonho da casa própria. Encontre alguma área que você se identifique e pare para pensar de que forma poderia gerar uma renda extra para seu planejamento financeiro – por menor que seja o faturamento, qualquer nova receita é bem-vinda. 

 

 

  • Encontre um imóvel que caiba no seu bolso

 

Essa última dica envolve grande parte do processo de planejamento financeiro. Que é saber escolher o imóvel ideal para o seu orçamento. É nesse passo de análise que é exigido paciência, você precisar analisar quais as melhores propostas, quais as melhores oportunidades, verificar as prestações – além do imóvel atender suas necessidades, ele também precisa caber no seu bolso.

 

Afinal, você fez todo um planejamento financeiro para garantir sucesso na hora da compra do seu apartamento próprio – por isso é tão importante seguir todas essas dicas para chegar a etapa final. 

Você procura uma parceira para te ajudar a realizar esse sonho, conte com quem entende do assunto, acesse agora mesmo o site da ALZ Construtora e conheça nossos empreendimentos. Um deles é feito para você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy