Skip to content

3 vantagens de morar num condomínio sustentável

  • by

Cada vez mais a população vem tomando consciência do quanto o assunto sustentabilidade é importante e o quanto ele deve fazer parte da nossa rotina. Por esse motivo, esse tema se tornou cotidiano em vários segmentos do mercado, e na construção civil não seria diferente. Devido a isso, os projetos de condomínio sustentável estão sendo alternativas de sucesso no ramo imobiliário. Vamos falar mais sobre esse assunto a seguir. Acompanhe!


O que é um condomínio sustentável?

 

Você sabe o que é um condomínio sustentável? Sabe qual importância dele para a sociedade e para o meio ambiente? Quais são as vantagens de morar num condomínio assim? Essas e muitas outras dúvidas vamos esclarecer no conteúdo de hoje!

A ideia do projeto de condomínio sustentável traz o conceito de que juntos podemos fazer a diferença, que se cada um fizer sua parte, é possível trazer resultados positivos de forma geral. Um condomínio preocupado com o meio ambiente é desenvolvido de forma que possa utilizar os recursos naturais de maneira consciente e sustentável. 

Para ser considerado um condomínio sustentável é preciso que sejam adotadas ou priorizadas soluções que ajudem a preservar os recursos naturais e que de alguma forma amenizem o impacto ambiental causado por algumas atitudes do dia a dia. 

 

3 benefícios de morar num condomínio sustentável

 

 

1. Redução de gastos

 

Um condomínio sustentável concede muitas vantagens aos seus moradores e uma desses benefícios é – sem dúvida – a redução de gastos. Muitas pessoas desconhecem esse fato, mas com as medidas de saber aproveitar e cuidar dos recursos naturais, esse tipo de condomínio permite uma redução considerável de água e energia elétrica.

Isso tudo se torna possível quando são tomadas estratégias como o reaproveitamento da água da chuva, da água do ar condicionado, utilizar descargas com duplo acionamento, uso de lâmpadas de LED, de placas solares e sistema de energia fotovoltaica, sistema de aquecimento solar – essas e muitas outras medidas resultam na diminuição de custos em um condomínio sustentável. 

 

2. Valorização do imóvel

 

Uma outra vantagem de morar num condomínio sustentável é o fato de que esse tipo de imóvel se torna muito mais valioso por estar integrado em um sistema consciente de sustentabilidade. Como citamos acima, essa alternativa tem sido um sucesso no ramo imobiliário. 

Imóveis que têm seus próprios recursos sustentáveis são muito mais procurados, o que os torna mais valorizados que um imóvel comum – mantendo assim – um destaque patrimonial crescente. 

 

3. Educação ambiental

 

Morar em um condomínio sustentável aprimora a educação ambiental de todos, já que é um trabalho que precisa ser feito em grupo para dar certo. De certa forma, é a consciência de cada um que faz a diferença. 

É preciso seguir as orientações para que as medidas e cuidados com os recursos naturais surjam os efeitos esperados. A educação ambiental trabalha com a relação do ser humano e do meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta. 

 

Como é possível tornar um condomínio sustentável?

 

Em muitos casos, a tomada de decisão de fazer um condomínio sustentável, vem antes mesmo das obras de construção do imóvel começarem. Como é o caso das construtoras que criam um projeto de sustentabilidade para ser aplicado não só após a conclusão da obra, mas antes mesmo dela iniciar. 

Mas em outras situações, qualquer condomínio pode ser se tornar sustentável, só é preciso que todos os moradores estejam engajados no projeto e que comecem com as pequenas mudanças, como, por exemplo, a destinação correta dos resíduos produzidos e a separação dos lixos. 

Os próximos passos são analisar o consumo de energia limpa e o gerenciamento do consumo de água, é necessário estudar estratégias que possam ser usadas no condomínio e que consigam ser implementadas aos poucos. Algumas outras atitudes fundamentais para dar o primeiro passo para esse tipo de moradia são: a criação de uma área verde e a substituição de calçamentos por grama. 

 

A ALZ Construtora conta com alternativas de sustentabilidade na construção de seus empreendimentos, afinal somos preocupados em preservar o meio ambiente e reduzir o impacto causado por nossas construções. 

 

Gostou das dicas sobre condomínio sustentável? Para acompanhar mais conteúdos como este, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.  E fique por dentro de todas as novidades do setor e sobre os empreendimentos ALZ. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy