Skip to content

Automação residencial: vantagens de ter um apartamento inteligente

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, isso não é uma novidade. Ela é muito bem-vinda, principalmente quando o intuito é facilitar as atividades do dia a dia e deixá-las mais práticas e eficientes. Pensando nisso, a ALZ Construtora vai explicar no texto de hoje, o que é a automação residencial e quais as vantagens em aplicar esse sistema no seu imóvel. 

 

O que é automação residencial?

 

O termo automação significa basicamente a substituição do trabalho humano, por processos operacionais realizados por dispositivos mecânicos ou eletrônicos. E é justamente isso que a automação residencial faz, ela torna possível o agendamento de eventos aos dispositivos, para facilitar algumas tarefas dentro do imóvel. 

 

O conceito de automação residencial surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, quando os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados para aplicações industriais.

 

Esse tipo de sistema recebe outras denominações além de automação residencial, como, por exemplo: casa automática, domótica, residência inteligente, apartamento Inteligente, entre outros. 

 

Os sistemas de automação já estão presentes há algum tempo em edifícios, condomínios e empresas, que disponibilizam de sistemas para detectar e combater incêndios, centrais de alarmes, câmeras de segurança, portas giratórias e sensores de presença. Essas técnicas e muitas outras, recentemente estão migrando também para as residências.

 

Como é possível utilizar a automação residencial?

 

De forma geral, qualquer equipamento que possa ser ligado à rede, pode ser automatizado. Equipamentos como ar condicionado, iluminação, som, câmeras de segurança, sistemas de irrigação, sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas são alguns dos exemplos. Eles podem até mesmo ser controlados por um celular ou controle remoto. 

 

As principais categorias que fazem sucesso da automação de residenciais são: iluminação, temperatura, sons, câmeras, cortinas e persianas, sistemas de segurança, portas, janelas e televisores. 

 

Quais as vantagens em utilizar a automação residencial?

 

 

  • Segurança

 

Uma das principais vantagens em utilizar a automação residencial, é a segurança que os sistemas proporcionam para o apartamento. Muitos dos equipamentos automatizados são de finalidades voltadas para o monitoramento das áreas internas e externas da residência, assim como para prevenção de assaltos e roubos.  

 

 

  • Economia

 

O que muitas pessoas não sabem, é que os sistemas de automação residencial também proporcionam economia aos moradores, já que é possível ter o total controle quando os equipamentos permanecerão ligados e desligados. Diversos termostatos e lâmpadas  inteligentes economizam energia e, automaticamente, ajudam a reduzir custos. 

 

 

  • Personalização 

 

Esse com certeza é um dos maiores motivos que faz com que construtoras procurem a aplicação de sistemas de automação residencial: a personalização dos seus empreendimentos. 

A possibilidade de personalizar o apartamento com equipamentos automatizados, é o que encanta grande parte das pessoas que procuram por esses serviços. Você pode definir quais são suas prioridades e necessidades dentro de casa e assim verificar no que a automação pode auxiliar. 

 

 

  • Valorização do imóvel

 

Aplicar sistemas de automação  acaba sendo também um investimento para o futuro. Afinal, por estar em crescente o uso dessas tecnologias, o imóvel automaticamente será mais valorizado, por já ter as instalações prontas. Isso acaba se tornando um diferencial, agregando mais valor no mercado imobiliário, atraindo compradores que procuram praticidade, caso deseje vender o apartamento mais tarde. 

 

 

  • Conforto e praticidade 

 

Uma das principais finalidades da automação é oferecer conforto e praticidade na vida de seus usuários, conforme citamos no início do texto. O fato de você poder personalizar o ambiente e deixá-lo do seu gosto, faz com que o espaço fique confortável. Você pode escolher a intensidade da luz, a temperatura do cômodo, o som ambiente e muitas outras funcionalidades. 

 

Outro ponto positivo é a praticidade de realizar todas essas ações por um controle remoto ou pelo seu próprio celular. Você pode programar tudo isso mesmo estando fora de casa. Lembrando que a instalação desses sistemas é realizada por um profissional, para que não ocorra nenhuma falha ou problema. 

 

ALZ Construtora e automação residencial nos empreendimentos 

 

E diante desse cenário crescente dos sistemas de automação, a ALZ Construtora vem implantando sistemas de automação residencial em seus empreendimentos. Uma das novidades é o novo empreendimento Torre Di Mosto, que contará com tecnologia de ponta, diferente de tudo que você já viu. 

 

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais informações sobre o Torre Di Mosto. Surpreenda-se com cada detalhe desse empreendimento de alto padrão na Palhoça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy