Skip to content

Como planejar a rotina da casa após a pandemia?

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

A rotina mudou completamente com a pandemia do coronavírus. Crianças em casa em tempo integral, trabalho sendo feito de forma remota, enfim.. o que antes era realizado fora das residências, foi concentrado para dentro de casa. No entanto, depois de meses de quarentena, hoje podemos respirar mais aliviados, afinal diversas atividades já retornaram, com as precauções necessárias para segurança de todos. 

 

Agora com o “novo normal”, uma pergunta que fica é: como planejar a rotina da casa após a pandemia? Para ajudar você nessa tarefa, no texto de hoje vamos abordar algumas dicas de como é possível organizar a casa após meses de isolamento social e mudanças dos hábitos diários. 

 

Tenha uma boa leitura!

 

Por que é importante planejar a rotina da casa?

 

Planejar a rotina da casa não é tarefa fácil. E isso ficou ainda mais difícil com a pandemia. Afinal, caso ela não seja feita e organizada, muitas tarefas acabam sendo deixadas de lado e outras se acumulam, tornando o trabalho posterior mais complicado.  

 

Normalmente precisamos organizar nossa rotina para conseguir dar conta do trabalho, dos cuidados com a casa, cuidados com os filhos, cuidados com a saúde – além dos projetos particulares de cada integrante da família. 

 

E se tratando do retorno das atividades após a pandemia, planejar a rotina da casa é fundamental para que nenhum integrante da família se sinta sobrecarregado ou improdutivo no dia a dia. 

 

4 maneiras de planejar a rotina da casa após a pandemia? 

 

1. Defina sua ordem de prioridades

 

A primeira dica e uma das mais importantes para planejar a rotina da casa após a pandemia, é definir suas prioridades. Para organizar os próximos passos da sua rotina depois de tantas mudanças, é necessário saber quais são as suas tarefas diárias e qual é a ordem de prioridade de realização delas, principalmente se tratando dos filhos, que ainda não retornaram as aulas presenciais. 

 

Qual seu horário de trabalho? O horário de estudo das crianças? Qual o melhor horário para praticar exercícios físicos? E o horário das refeições, de lazer, de tarefas domésticas? A partir das respostas destas perguntas, é possível organizar o dia a dia para dar conta de toda a rotina. 

 

2. Respeite os horários da sua rotina

 

Outra dica fundamental para planejar a rotina da casa após a quarentena, é continuar respeitando os horários. Agora, com a família voltando a rotina normal, respeitar os horários estabelecidos durante o isolamento social, ajuda a manter todos da família mais produtivos. 

 

Os principais horários que devem ser respeitados são os das refeições, os de dormir e de acordar. Esse já é um passo muito importante para que você e sua família consigam realizar as demais tarefas ao longo do dia.  

 

3. As crianças também precisam de tarefas e de atenção

 

As crianças também sentiram uma mudança brusca em suas rotinas. Antes elas passavam parte do seu dia na escola, com os amigos, estudando, brincando – e agora se veem passando período integral dentro de casa. Por isso, é normal que se sintam entediadas e chateadas. 

 

Porém, mesmo com a volta de determinadas atividades, as aulas presenciais ainda não retornaram e em muitos locais não apresentam data para início. Portanto, é importante que os pequenos sigam a mesma rotina dentro de casa, para reduzir essa sensação de tédio. 

 

Você pode fazer uma lista de tarefas para as crianças, com as atividades que eles devem desenvolver ao longo do dia, explicar em quais delas você estará presente e em quais elas realizarão sozinhas. Isso incentiva muito a autonomia dos pequenos e estimula a responsabilidade de cumprir suas tarefas. 

 

Além disso, reserve parte do seu tempo, após a chegada do trabalho ou nos finais de semana, para dar atenção inteiramente para as crianças, elas precisam de atenção, isso além de despertar o desenvolvimento infantil, estreita os laços de pais e filhos. 

 

4. Não seja tão rigoroso 

 

Mesmo com o retorno da maioria das atividades, ainda estamos em período de isolamento social. Por isso, precisamos ter paciência e esperança que tudo vai passar o mais rápido possível. E por mais que seja difícil se adaptar às mudanças que chegaram devido ao vírus, como, por exemplo: o uso das máscaras, uso de álcool gel e o distanciamento social que ainda são necessários, tente manter a calma, não se cobre tanto e não seja tão rigoroso ao planejar a rotina da casa após a pandemia. 

 

Você e sua família precisam ainda mais de momentos de lazer. E todo esse cenário de mudanças pode servir para aproximar mais os integrantes da casa e melhorar o relacionamento entre os familiares. Então saiba aproveitar os bons momentos, eles são tão importantes e prioritários quanto as outras atividades do seu dia a dia. 

 

Com essas dicas, ficou mais fácil planejar a rotina da casa após a pandemia, não é mesmo? Agora é só começar a colocá-las em prática e curtir os momentos em família. Se você gostou deste conteúdo, acompanhe todas as novidades da ALZ Construtora pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy