Skip to content

Aprovação do financiamento imobiliário: como conseguir?

  • by

Se para realizar o sonho do apartamento próprio, sua alternativa for o financiamento imobiliário, pode ficar tranquilo que a ALZ Construtora separou dicas que vão te ajudar a conseguir a aprovação. Confira a seguir, alguns truques de como é possível conquistar a aprovação do financiamento imobiliário para pegar as chaves do seu imóvel novo!

 

O que é um financiamento imobiliário?

 

Quem está passando pelo processo de comprar um imóvel, muitas vezes acaba se deparando com a necessidade de entrar em um financiamento imobiliário. Esse método vem sendo mudado com o passar do tempo, já que antigamente ele era muito mais burocrático do que hoje em dia. 

 

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito que o banco disponibiliza ao usuário para facilitar o processo de compra de imóveis, para aquelas pessoas que não têm condições financeiras de fazer o pagamento à vista. 

 

O processo de liberação do crédito funciona da seguinte forma: você compra um imóvel a partir de um empréstimo com o banco ou instituição financeira, com isso a casa ou apartamento são vendidos à vista para a construtora ou imobiliária. 

 

No entanto, esse valor é dividido em parcelas mensais, até que você quite a dívida. É importante lembrar que neste parcelamento estão inclusos taxas, juros e o seguro do imóvel. 

 

A parte do processo que é um pouco mais burocrática, é a aprovação do valor deste financiamento imobiliário. Afinal, o banco analisa o cliente e a sua vida financeira de forma criteriosa, para que possa comprovar sua renda mensal, a fim de bancar as mensalidades do parcelamento. 

 

Quais são os critérios para aprovação do financiamento imobiliário?

 

Os critérios básicos para aprovação do financiamento imobiliário são praticamente os mesmos em todos os bancos e instituições financeiras, como, por exemplo: 

  • Ser maior de idade (a partir de 18 anos);
  • Comprovar a renda mensal;
  • Não ter restrição ao crédito com os órgãos responsáveis: o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa;  

 

Atendendo a esses três pré-requisitos, já é um ponto positivo a se considerar para ter a aprovação do financiamento imobiliário. Agora vamos conferir outros truques que podem dar algumas vantagens na hora de garantir a autorização com o banco. 

 

4 dicas para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário 

 

O financiamento imobiliário pode sim ser burocrático, mas você pode deixar ele um pouco mais fácil, se já souber o que precisa ter em mãos quando lhe for solicitado. Além disso, saber também quais os critérios serão analisados, para deixar tudo bem alinhado, garante que a aprovação do financiamento seja mais rápida. 

 

 

  • Nome limpo na praça 

 

O primeiro critério para quem vai analisar a sua situação financeira, é saber se o CPF está em dia. Bancos e instituições financeiras temem em liberar crédito para pessoas negativadas, e com isso o seu processo de financiamento pode ser negado já neste primeiro passo.  

 

 

  • Tenha todos os documentos em mãos

 

Sabemos que esse tipo de processo exige muitos papéis e documentos de vários segmentos. Então.. para acelerar essa etapa, reúna todos os documentos que possivelmente serão solicitados, como: 

 

 

  • Cadastro positivo

 

Além de estar com o nome limpo e CPF regularizado, hoje existe o Cadastro Positivo (um programa oferecido pelo Serasa Experian) que tem como objetivo principal, identificar clientes que estão com condições favoráveis para se comprometer com algum financiamento. O cadastro é feito de forma simples, podendo ser realizado pelo site do Serasa. 

 

 

  • Conta e movimentação no banco

 

Outro passo fundamental para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário, é abrir uma conta corrente no banco e movimentar ela com frequência. Isso ajuda a estreitar a sua relação com o banco, faz que eles tenham acesso ao seu perfil, aos seus dados e a sua movimentação financeira. 

 

Agora que você já sabe o que precisa para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário, ficou mais fácil realizar a compra do tão sonhado apartamento próprio! E se ainda não escolheu o imóvel, não deixe de conferir os empreendimentos ALZ

 

São apartamentos de dois e três dormitórios, que oferecem todo conforto e lazer que você necessita para viver com tranquilidade e segurança com a sua família. Entre em contato conosco e saiba mais informações. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy