4 dicas que você precisa saber para morar sozinho pela primeira vez

Chegou o momento de realizar a compra do primeiro apartamento, de sair da casa dos pais, ter um canto para chamar de “seu”. Porém, a decisão de morar sozinho não é uma tarefa tão simples quanto parece; é preciso analisar algumas questões. Qual a localização do imóvel? É possível encontrar os serviços básicos como hospital e supermercado? Quais os gastos terei?

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência de morar sozinho é algo crescente. Na última década, o número aumentou 14%, que corresponde a 10 milhões de pessoas. Mas, além dos tópicos destacados acima, é necessário prestar atenção em outros pontos também. 

Os motivos pelos quais as pessoas decidem morar sozinhas são muitos. Em alguns casos, por oportunidade de trabalho/estudo em outra cidade ou porque não deseja mais dividir um imóvel com os amigos e morar com os pais. Morar sozinho significa liberdade e aumento da privacidade para realizar diversas atividades.  

Junto com a crescente busca, o mercado da construção civil prepara imóveis para cada tipo de perfil. São empreendimentos que aliam conforto e segurança para dar mais um passo importante na vida adulta. 

 

Se você está passando pelo processo de adquirir um imóvel e morar sozinho pela primeira vez, não pode deixar de conferir esse conteúdo da ALZ Construtora com 4 dicas imperdíveis para facilitar essa etapa. Acompanhe abaixo!

 

Dicas importantes para quem vai morar sozinho pela primeira vez 

 

1. Pesquise sobre a localização do imóvel 

Antes de planejar a mudança para o novo apartamento é fundamental fazer uma pesquisa sobre a localização do imóvel. Para quem vai morar sozinho pela primeira vez ter acesso a locais como supermercados, bancos e farmácias são os principais itens a ser analisados.

Esses serviços básicos serão utilizados com frequência, portanto devem estar próximos à sua residência. Além disso, é fundamental analisar também se a moradia fica perto do seu trabalho e faculdade, ou se há acesso ao transporte público, para uma fácil locomoção. Sem falar, é claro, da proximidade dos espaços para lazer como praias, parques, bares, entre outros. 

Afinal, optar por um imóvel longe pode gerar desgaste físico e mental com o tempo perdido nas longas filas de trânsito, por exemplo. 

 

2. Opte por um local seguro 

A violência está em toda parte, e é para fugir da insegurança que as pessoas buscam, hoje, por apartamentos para morar. Um dos principais motivos é contar com vigilância 24 horas por dia e porteiros. Com isso, sair de casa para trabalhar e estudar é muito mais tranquilo, não é mesmo? 

Esse item é ainda mais importante quando se está pensando em morar sozinho, pois com a correria do dia a dia – trabalho e estudos – a residência passa a maior parte do tempo fechada, por isso é preciso um local seguro para evitar furtos e roubos. 

Logo, ao pesquisar sobre o bairro que irá residir, informe-se com os vizinhos sobre os índices de violência do local, se não há constantes roubos e assaltos e se é possível transitar com tranquilidade em diferentes horários, em especial de manhã e a noite. Para quem deseja morar sozinho a segurança vem em primeiro lugar. 

 

3. Organize-se com os gastos do apartamento 

Morar sozinho requer organização financeira, por isso você deve estar preparado para os custos com o imóvel. Pagamento de água, luz, gás, seguro incêndio, condomínio, além das parcelas do financiamento do apartamento – caso ele não tenha sido pago à vista. 

Todos esses gastos vão acompanhar sua rotina – agora de dono do seu próprio imóvel – todo mês. Portanto, a vida financeira deve estar bem alinhada para não ter surpresas mais tarde e adquirir dívidas.

 

4. Saiba quanto espaço precisa 

A última dica para quem está no processo de morar sozinho pela primeira vez é procurar um imóvel tendo em mente o quanto de espaço você precisa, para os móveis que vão compor a decoração do seu apartamento, e para ter um ambiente para receber os familiares a amigos. 

O importante é que o imóvel atenda às suas necessidades, que ele seja o mais confortável possível e que traga bem-estar para você. 

 

Gostou das dicas? Confira mais informações sobre os lançamentos da ALZ Construtora entrando em contato conosco. Aqui você encontra seu imóvel perfeito!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL