Skip to content

Construção civil e tecnologia: como essa parceria aumenta a produtividade dos canteiros de obras

  • by

Hoje, a tecnologia se tornou aliada quando o assunto é construção civil. O setor, que é um dos mais promissores do país, viu na tecnologia um modelo de inovação para conseguir aumentar a produtividade nos canteiros de obras.

A produtividade está relacionada à entrega de apartamentos de melhor qualidade, no prazo estipulado e com mão de obra qualificada, junto com a redução de despesas e custos. Essa é uma maneira também de se destacar no mercado e sair na frente dos concorrentes, aumentando a competitividade.

Para que você entenda melhor como a união entre construção civil e tecnologia melhora a produtividade nos canteiros de obras, a ALZ Construtora preparou esse texto. Confira abaixo as novidades do setor que colaboram para o crescimento do segmento!

 

Principais vantagens da tecnologia na construção civil

 

– índice menor de retrabalho;

– diminuição no tempo da obra;

– menos desperdício de materiais;

– precisão na edificação;

– capacitação de colaboradores responsáveis pela construção da obra.

 

Novidades da tecnologia na construção civil

O aumento da produtividade nos canteiros de obras está relacionado ao uso de softwares, plataformas digitais e dispositivos móveis que conseguem oportunizar mais agilidade e mais precisão na realização das tarefas. 

Dentre as inovações na área temos: 

 

1. Uso de drones 

Uma das principais inovações tecnológicas na construção civil é o uso de drones para capturar vídeos e imagens aéreas da obra. Com o dispositivo é possível acompanhar a construção dos mais diferentes ângulos, tornando mais preciso o resultado da edificação e satisfação do cliente.  

Além disso, seu custo é muito menor do que contratar um profissional para fazer as fotos e vídeos da mesma. No drone você consegue unir as duas atividades num mesmo produto. Sem contar que o acesso às imagens e vídeos pode ser feito em tempo real, proporcionando um estudo detalhado de cada estágio da obra. 

Com o drone é permitido também realizar estudos topográficos e levantamentos de dados do local da construção. Todas essas informações resultam no aumento da produtividade dos colaboradores, seja os responsáveis pela obra ou até mesmo os corretores que efetuam a venda dos imóveis

 

2. Emprego dos dispositivos móveis

Smartphones, tablets, notebooks e demais dispositivos móveis são outros benefícios da tecnologia para o aumento da produtividade na construção civil. Atualmente, as tomadas de decisões precisam ser imediatas, portanto é necessário se utilizar de meios para agilizar os processos dentro da obra. 

Fazer o registro fotográfico, ter acesso à planta da edificação com facilidade e acompanhar as tarefas dos colaboradores são tarefas que podem estar na palma da mão dos responsáveis pela construção. 

Além disso, o mercado da construção civil conta também com o uso de softwares específicos da área, onde é possível verificar in loco o andamento da obra, agilizando o desenvolvimento de relatórios e análises da edificação. 

 

3. Implementação de estações robóticas

Quando falamos em aumento da produtividade na construção civil, adotar as estações robóticas é uma das principais aplicações e vantagens. 

Com elas é possível ter medidas mais precisas em relação à distância e tamanho do terreno, inspeções mais rápidas, menor índice de retrabalho, diminuição de erros e informações em tempo real da edificação. 

Além disso, as estações robóticas podem ser operadas de maneira remota e coordenada. 

 

 

Como podemos perceber, para ter o aumento da produtividade nos canteiros de obras é preciso investimento e planejamento. Quer conhecer os empreendimentos da ALZ Construtora? Entre no nosso site e confira mais detalhes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy