Você sabe o que é amortizar o financiamento imobiliário? Não? A amortização de um financiamento nada mais é do que a redução do valor de uma dívida a partir dos valores pagos parcialmente. Assim, você deixa de pagar os juros e encargos da compra do imóvel. Ela é feita a partir do chamado principal da dívida — isso quer dizer — o valor real do empréstimo feito para o financiamento imobiliário.
No caso, se o valor financiado para a compra de uma casa foi de R$ 150 mil, o principal da dívida serão os R$150 mil correspondentes do empréstimo. Assim, conforme as parcelas vão sendo pagas, ocorre a amortização do financiamento imobiliário; a dívida diminui.
Agora que você já sabe o que é amortizar o financiamento imobiliário. Que tal utilizar o seu FGTS para isso? Quer saber como isso pode ser feito? E quais as condições necessárias? Confira as dicas que a ALZ preparou!
O que é FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma conta vinculada ao contrato de trabalho, onde todo mês o empregador deposita, em nome do colaborador, um valor referente a 8% do salário do funcionário. Essa foi uma garantia criada há alguns anos para ajudar o trabalhador demitido sem justa causa a ganhar algum benefício.
Duas maneiras de amortizar o financiamento imobiliário com FGTS
Diminuição do valor e número das parcelas
A principal vantagem do uso do FGTS para amortizar o financiamento imobiliário é que o contribuinte irá diminuir o valor e o número das parcelas que ainda serão pagas do contrato de compra do imóvel, garantindo um dinheiro extra no final do financiamento, já que com a antecipação os juros e correções são pagos também.
É importante lembrar que: a amortização de financiamento imobiliário com FGTS é um direito garantido por lei, podendo ser solicitado diretamente no banco.
Quando posso amortizar o financiamento imobiliário?
- desejar adiantar algumas parcelas da compra do imóvel
- tiver pelo menos 3 anos de trabalho com o auxílio do FGTS
- o financiamento tiver sido feito pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH)
- não tiver outro financiamento de imóvel
Quitação de parcelas vencidas ou que estão a vencer
Nessa modalidade, você não paga somente o saldo devedor do financiamento imobiliário, mas também as parcelas com todos os juros e encargos. A principal vantagem, nesse caso, é o descanso no pagamento das parcelas por um determinado tempo.
Essa opção é indicada, principalmente, para as pessoas que estão com o pagamento das parcelas em atraso. Usar o FGTS para quitação das parcelas é a possibilidade de um alívio financeiro e um não aumento da dívida.
Vale ressaltar: com a modalidade de quitação de parcelas por meio do FGTS é possível pagar até 80% de 12 prestações vencidas ou a vencer do financiamento imobiliário. Desde que não tenha mais de três parcelas em atraso.
Documentos necessários para amortizar o financiamento imobiliário com FGTS
- RG, CPF ou CNH (cópia e original)
- Carteira de Trabalho (cópia e original), qualificação civil, contrato de trabalho e FGTS
- Matrícula do imóvel (cópia e original)
- Comprovante de residência atual (cópia e original)
- Declaração de Imposto de Renda
Ficou com alguma dúvida sobre como amortizar o financiamento imobiliário com auxílio do FGTS? Entre em contato com a ALZ Construtora que nossa equipe irá ajudá-lo!