Skip to content

Sustentabilidade no apartamento: 5 tendências que você precisa conhecer

  • by

De uns tempos pra cá o assunto “sustentabilidade” vem ganhando cada vez mais espaço – o que é muito positivo tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. E na construção civil não foi diferente, essa responsabilidade social está se fazendo presente em projetos de casas, sobrados e até mesmo apartamentos. Por isso, para o texto de hoje, nós preparamos 5 tendências de sustentabilidade no apartamento que você precisa conhecer! 

 

Confira! 

 

É mais do que necessário que cada um faça sua parte para que grandes mudanças aconteçam no mundo. Afinal, são nas pequenas ações do dia a dia que é possível colaborar com o meio ambiente. E a sustentabilidade nos apartamentos é mais uma das soluções que se dedicam ao projeto. 

 

Entre as atitudes que auxiliam na sustentabilidade estão: economia de energia elétrica, diminuição no consumo de água, reciclagem de materiais, tratamento do lixo, entre muitas outras medidas. 

 

Principais tendências de sustentabilidade no apartamento

 

1. Contato com a natureza dentro de casa

 

O contato com a natureza diariamente é uma das melhores formas de entendermos o quanto é importante cuidar do meio ambiente. Esse contato pode ser feito por meio do plantio de mudas ou até mesmo uma mini horta que vai auxiliar na sustentabilidade no apartamento. 

 

Além dos benefícios que o contato com a natureza traz para nossa saúde, ela também proporciona benefícios como, por exemplo, a purificação do ar, como já citamos em outro texto que pode ser conferido neste link

 

2. Energia fotovoltaica

 

Outra alternativa que auxilia na sustentabilidade no apartamento é a utilização da energia fotovoltaica – que nada mais é que a energia elétrica obtida através do sol. A energia fotovoltaica é uma fonte limpa, inesgotável, renovável e sustentável – por esses motivos ela preza pelo meio ambiente, ainda mais se comparada aos outros tipos de fontes de energia elétrica existentes. 

 

3. Utilize a estrutura do apartamento a seu favor

 

Aproveite o máximo possível a ventilação e luz natural que entra no apartamento, essas atitudes por mais simples que sejam, diminuem os gastos com energia elétrica e ainda assim usufruem os benefícios da natureza.

 

Se for preciso construir ou reformar janelas maiores, posicionar os móveis de forma que não obstrua a passagem de luz e de ventilação. Outra dica interessante também é o uso de cores claras, tanto nos móveis como nas paredes, para que obtenha-se mais incidência solar.

 

4. Reciclagem de lixo

 

Outra atitude valiosíssima para quem pretende praticar a sustentabilidade no apartamento é a reciclagem de lixo. Esse é um dos primeiros passos para quem começa a se preocupar mais com o meio ambiente. É uma atitude que pode ser tomada em qualquer residência, seja ela apartamento ou condomínio. 

 

Praticar a reciclagem no começo parece meio confuso, mas é só uma questão de costume. Ao criar o hábito se torna mais fácil e rotina separar o lixo que produzimos no nosso próprio apartamento. 

 

A grande vantagem da reciclagem para o meio ambiente é que ao invés desse lixo ir para o lixão ou para o aterro sanitário – eles recebem um destino correto, que não prejudica a natureza. 

 

5. Captação da água da chuva

 

A bandeira de economia de água vem sendo levantada há muito tempo, por grande parte da população. E na construção civil já existem técnicas para auxiliar nessa missão de economizar e reutilizar a água. 

 

Uma das técnicas é a captação da água da chuva para outras atividades. Esse sistema é instalado na construção do próprio condomínio, por isso é conhecida como: condomínio sustentável. A água que é captada da chuva pode ser utilizada para limpeza de áreas comuns, em vasos sanitários, calçadas, entre outras. 

 

ALZ e a sustentabilidade nos apartamentos

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto sustentabilidade no apartamento, pode perceber que um imóvel que respeita o meio ambiente, além de mais econômico, proporciona qualidade de vida e bem-estar aos moradores. 

 

Nós da ALZ Construtora prezamos por oferecer todos esses itens citados acima, além de clareza, responsabilidade e compromisso para conquistar sua confiança. Por isso muitos dos nossos empreendimentos apresentam características voltadas a sustentabilidade. 

 

Para saber mais informações entre em contato com a nossa equipe e tire todas as dúvidas – o seu apartamento dos sonhos está esperando por você. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy