Skip to content

Você sabe o que é energia fotovoltaica e quais seus benefícios?

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Você já ouviu falar sobre energia fotovoltaica? Essa é a energia sustentável do futuro, é a responsável por garantir um menor consumo de energia elétrica e, principalmente, por colaborar com o meio ambiente. 

Energia fotovoltaica é algo bem simples, mas também muito interessante. Para que você entenda em detalhes do que se trata e quais as suas principais vantagens, a ALZ Construtora preparou esse conteúdo especial. Confira também como essa solução pode ser implementada na construção civil

 

Boa leitura! 

 

O que é energia fotovoltaica?

É a energia elétrica obtida através da luz solar, mesmo em dias chuvosos e nublados. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de energia gerada. Fotovoltaico significa ‘’que desenvolve força pela ação da luz, em que a força é proporcional à luminosidade que recebe.’’ 

Essa forma de energia está crescente no Brasil nos últimos anos e já se tornou uma tendência em todo o mundo. O Brasil tem um grande potencial para investir em energia fotovoltaica, afinal tem a vantagem de ser um país que recebe grande índice de radiação solar. 

Mais de 100 países já utilizam desse tipo de energia. E existem vários motivos sociais, ecológicos e financeiros para que isso aconteça, em seguida vamos apresentar quais são.

 

Mas, afinal, como utilizar a energia fotovoltaica?

O principal item para se utilizar a energia fotovoltaica são as células solar fotovoltaicas, que são os dispositivos básicos para gerar um sistema de energia fotovoltaica. Os painéis solares captam a luz do sol e transformam em energia, resultando em uma corrente elétrica, e então passando por um inversor solar.

Após passar pelo inversor, essa energia pode ser utilizada para alimentar os aparelhos, e no caso de nem toda energia gerada for utilizada, esse excesso volta para a rede elétrica e se transforma em crédito energético. 

Esse sistema precisa de um Kit de energia solar, que é caracterizado por inversor solar, medidor bidirecional, estrutura de fixação, cabeamento, conectores e painéis solares, também conhecidos como painéis fotovoltaicos, placa solar ou placa fotovoltaica. Esse painel gera uma corrente elétrica que vai para o quadro de distribuição, e assim pode ser utilizada como unidade consumidora. 

Esse sistema precisa de manutenção regular dos equipamentos, é recomendado que seja realizada uma lavagem nos painéis de 6 em 6 meses. Para isso, deve ser chamado um técnico para realizar inspeções e identificar possíveis danos nas placas.

 

Principais benefícios da energia fotovoltaica

Agora que já vimos o que é a energia fotovoltaica, vamos entender quais são os seus benefícios. 

 

Fonte de energia limpa, inesgotável e renovável

Começando pela parte ecológica, a energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, inesgotável e renovável – ou seja, ela é uma grande aliada na proteção ao meio ambiente, ainda mais se comparada com as outras fontes de energia habitualmente utilizadas que agridem a natureza. 

 

Fonte de energia sustentável

Além de ser uma fonte de energia infinita, ela não gera gases e resíduos poluentes responsáveis pelo efeito estufa. Ela é uma fonte de energia a favor da sustentabilidade e sua instalação também não causa efeitos negativos na natureza. 

 

Investimento de baixo risco e baixa manutenção

Agora falando financeiramente, a energia fotovoltaica está sendo considerada uma opção de investimento de baixo risco, com baixo custo de manutenção. Para o bolso do consumidor final, é notável prometendo a reduzir em até 98% os custos com energia, comparado a energia elétrica utilizada atualmente. 

 

Valorização do imóvel

O sistema de energia fotovoltaica é silencioso e confiável, ele pode ser instalado em qualquer lugar, tanto imóveis comerciais quanto residenciais. E ainda valoriza o imóvel na medida que a instalação já foi feita e o custo com energia elétrica será mais em conta do que em apartamentos sem o sistema. 

O governo vem favorecendo o uso da energia limpa em empreendimentos imobiliários populares, como o programa Minha Casa Minha Vida, ampliando o uso da energia solar como recurso arquitetônico. 

 

Reduz a taxa do condomínio 

Uma das despesas mensais para quem mora em apartamento é o pagamento da taxa de condomínio, não é mesmo? O valor arrecadado é utilizado para cobrir as despesas mensais do local. Limpeza, pagamento de funcionários, gás, energia elétrica são alguns dos exemplos. 

Mas você sabia que é possível reduzir significativamente a taxa de condomínio? Com certeza você deve estar se perguntando como: a alternativa é investir na energia fotovoltaica, que diminui em até 10% do valor pago mensalmente. 

 

Esperamos que você tenha gostado dessas informações sobre a energia fotovoltaica. A ALZ Construtora sempre visando melhorias dos nossos empreendimentos, tanto nas questões ecológicas, sociais e financeiras, em breve teremos novidades sobre esse assunto!

 

Está à procura do seu primeiro imóvel próprio? Nosso próximo empreendimento com energia fotovoltaica pode ser o seu apartamento dos sonhos. Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e aguarde que em breve teremos muitas novidades para você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy