Skip to content

Mitos e verdades sobre a compra de imóvel

  • by

Sabemos que quando o assunto é a compra de imóvel há muita coisa em jogo. Existem muitos fatores que precisam ser analisados, diversas dúvidas que devem ser esclarecidas e outras questões do ramo imobiliário que nem sabemos se é verdade ou mito. 

 

Por isso nós criamos um check-list para te ajudar a entender melhor sobre o assunto compra de imóvel. Vem conferir!

 

Principais dúvidas sobre a compra de imóvel 

 

Escolher um imóvel é um processo difícil? 


Verdade. Escolher um imóvel é um processo nada fácil, ainda mais quando se trata da compra de imóvel próprio. Você precisa levar em conta a localização, a documentação, a estrutura, as necessidades que o local precisa atender, além disso, o número de moradores, as formas de pagamento, negociação e assim por diante. Tire todas suas dúvidas no nosso texto sobre as 4 dicas para comprar um apartamento. 

 

Compra de imóvel pronto e na planta é a mesma coisa? 

 

Mito. Não há uma conta padrão a se fazer, mas um imóvel adquirido na planta pode ser valorizado em até 30% a mais em relação aos outros imóveis já prontos. E outra vantagem de compra de imóvel na planta é que o comprador pode ir pagando as parcelas da entrada e depois do apartamento pronto, começar a quitar o financiamento. 

 

A liberação do financiamento sempre demora? 

 

Mito. Os processos imobiliários têm essa fama de lentidão na liberação do financiamento, mas isso também não é uma regra, existem muitas variáveis que conduzem o andamento do processo de compra de imóvel. O primeiro passo para a eficiência do processo é estar com toda a documentação em dia, com isso os trâmites da liberação do financiamento tornam-se rápidos. 

 

Antecipar as parcelas do financiamento traz vantagens para o comprador?

 

Verdade. Essa é uma forma acessível de economizar e ainda assim diminuir os juros do financiamento. Quando o comprador antecipa as parcelas, automaticamente está adiantando a quitação do imóvel. Essa antecipação é feita de trás pra frente, quanto mais o comprador adiantar, mais parcelas amortizadas ele terá. 

 

Todo imóvel valoriza com o passar do tempo? 

 

Mito. Isso é muito relativo, o preço do imóvel sofre influência da economia e do poder de compra dos investidores, da lei da oferta e da procura. E também precisa ser levado em conta a conservação do local ao longo dos anos, a infraestrutura do bairro, a segurança, a localização, acessibilidade, entre outros pontos.

 

O imóvel precisa ser vistoriado pelo comprador?

 

Verdade. Sim, é importante que você (comprador) faça a vistoria do imóvel. Esse é o momento que você pode verificar todos os detalhes do empreendimento que está adquirindo, se está tudo conforme o combinado no contrato da obra do imóvel. 

 

Qualquer pessoa pode financiar um imóvel?

 

Mito. Quase todas as pessoas conseguem financiar um imóvel, para isso, não podem estar com nome negativo junto aos órgãos responsáveis. A análise de crédito é realizada pelo banco encarregado pelo financiamento. 

 

Pessoas de baixa renda têm vantagens no financiamento?

 

Verdade. Com os bancos têm um sistema de análise criteriosa, as pessoas de baixa renda contam com alguns projetos que podem ajudar na liberação do financiamento. Um exemplo é o programa habitacional: Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O programa oferece  juros mais baixos e uma parcela mais acessível.

 

Todas as construtoras são iguais, não precisa escolher muito?

 

Mito. Assim como em todos os ramos, no mercado imobiliário não é diferente. Existem empresas responsáveis, conceituadas, com experiência e eficiência no mercado – e outras que nem tanto. Por isso, a pesquisa sobre a construtora no mercado é fundamental para você não ter prejuízos mais tarde. 

 

Esse é um item, do qual deve ser analisado na hora da compra de imóvel. Vale verificar quanto tempo a construtora está atuando no mercado, visitar empreendimentos que já foram entregues, considerar a opinião de outros clientes e quais foram suas observações, positivas ou não. 

 

Como podemos ver, existem diversos assuntos que estão relacionados a compra de imóvel. Nós separamos um conteúdo que também pode te ajudar a escolher uma construtora confiável: 5 motivos para escolher a ALZ

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a compra de imóvel, nós te convidamos a conhecer nossos empreendimentos e a entrar em contato com nossa equipe para esclarecer qualquer dúvida. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy