Skip to content

Sou autônomo: posso financiar um imóvel e comprar meu apartamento?

  • by

A cada dia que passa, o número de trabalhadores autônomos não para de crescer no Brasil. De novembro de 2019 a janeiro de 2020, chegou a mais de 24,6 milhões o número de pessoas trabalhando por conta própria (autônomo), segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).  

E muitos desses trabalhadores têm uma dúvida em comum a respeito do ramo imobiliário: sendo um trabalhador autônomo, consigo financiar um imóvel? E é justamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Continue a leitura e descubra o que é necessário para financiar o seu apartamento próprio sendo autônomo. 

 

Boa leitura!

 

O que é um trabalhador autônomo?

 

Com o passar do tempo, o trabalho formal – muito conhecido por ter a carteira de trabalho assinada – está dividindo seu espaço no mercado de trabalho com os trabalhadores informais: os autônomos. 

 

O conceito de trabalhador autônomo é considerado todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviço é de forma eventual e não habitual.

 

E como as características deste formato autônomo são diferentes do trabalho formal, na hora de realizar o sonho de comprar o apartamento próprio, surgem diversas dúvidas sobre o processo de financiamento de um imóvel. Vamos esclarecer algumas delas, a seguir!

 

É possível financiar um imóvel sem ter a carteira assinada?

 

Esse com certeza é o principal questionamento quando o assunto é trabalhador autônomo e o mercado imobiliário. Por muito tempo, a única forma de comprovar a renda para as instituições financeiras e bancos, era apresentando a carteira de trabalho assinada ou seu contracheque. No entanto, ao longo dos anos, esse processo passou por muitas modificações, de acordo com as novas possibilidades. 

 

A comprovação de renda é um dos processos mais importantes para a aprovação de um financiamento imobiliário, afinal essa é a forma que o banco tem de analisar e garantir que a quitação do imóvel será feita de maneira segura

 

Então, se para realizar um financiamento é preciso comprovar renda e hoje em dia o autônomo tem outros meios para comprovar o rendimento mensal, além do contracheque. A resposta é: sim, é possível financiar um imóvel sem ter a carteira assinada. 

 

Como é possível um autônomo comprovar renda?

 

 

  • Declaração de imposto de renda (IR): mesmo que o trabalhador autônomo seja isento do pagamento de impostos, a declaração anual do imposto de renda serve como um comprovante de rendimento. Por isso é importante manter essas declarações em dia. 
  • Extratos bancários: existem algumas dicas para que o trabalhador autônomo utilize a sua movimentação bancária como um comprovante de renda. Por exemplo, é interessante usar somente uma conta para registrar essas movimentações, evitar utilizar o limite do banco e manter essa conta sempre ativa. 

 

 

Também é possível comprovar renda por meio do Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Um documento emitido por Pessoa Física que comprova a prestação de atividade remunerada, seja para uma empresa ou contratante particular. 

 

Essas são algumas das formas possíveis de comprovar renda para conseguir entrar no processo de financiamento imobiliário. Hoje em dia, o trabalhador autônomo pode ter o crédito aprovado com mais facilidade, receber boas condições de pagamento e até obter juros e prazos mais baixos, já que os bancos querem atingir mais pessoas para serem beneficiadas, tanto físicas como jurídicas. 

 

Agora que muitas dúvidas foram esclarecidas sobre como você (trabalhador autônomo) pode financiar seu imóvel, é hora de escolher qual dos empreendimentos da ALZ Construtora atende às suas necessidades, qual deles se encaixa melhor nas suas exigências e qual pode realizar o tão esperado sonho de adquirir o apartamento próprio!

Acesse agora mesmo o nosso site e conheça todos os empreendimentos disponíveis para você e sua família! Venha morar na Grande Florianópolis e tenha mais qualidade de vida. ALZ Construtora: há 13 anos transformando sonhos em realidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy