Skip to content

Consórcio ou financiamento imobiliário: qual a melhor opção?

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Se você está em busca de realizar o grande sonho da compra do seu apartamento, provavelmente já se fez a seguinte pergunta: consórcio ou financiamento imobiliário, qual a melhor opção? Não se preocupe, essa dúvida também é frequente em grande parte das pessoas interessadas em adquirir um imóvel. 

Comprar um apartamento envolve vários fatores que precisam ser analisados, mas um deles (se não o principal) deve ser observado com bastante atenção: que é a forma de adquirir esse imóvel. Diga-se de passagem, a melhor opção é pagar à vista, para que não criar dívidas e nem pagar juros absurdos. Porém, precisamos ser realistas e entender que essa não é uma tarefa tão fácil de ser cumprida, afinal trata-se de algo de alto valor de aquisição. 

 

Por esse motivo, as duas opções viáveis disponíveis para compra são o consórcio e o financiamento imobiliário. Mas, e como funciona esses dois meios? Quais as diferenças de um para o outro? Qual apresenta mais benefícios? Por isso, no texto de hoje, vamos levantar esse tema e esclarecer as dúvidas sobre consórcio e financiamento imobiliário. Confira! 

 

O que é consórcio imobiliário?

Consórcio significa “associação”, “união”. Portanto, o consórcio imobiliário nada mais é do uma parceria de pessoas que se unem por um motivo em comum, que no caso é a compra de um imóvel. Existem empresas especializadas que organizam esse tipo de consórcio e cuidam de todo o processo, por isso uma dica valiosa é pesquisar se a empresa responsável é registrada no BC (Banco Central). 

O consórcio funciona da seguinte forma: todos os participantes contribuem mensalmente para um fundo destinado a compra do imóvel, e sucessivamente cada um dos envolvidos vai sendo contemplado no consórcio, ou seja, os participantes são sorteados e recebem a carta de crédito, que libera o valor depositado em conta e transfere para o vendedor do imóvel. 

 

Vantagens do consórcio imobiliário

Entre a principal vantagem do consórcio imobiliário é sem dúvida não precisar dar entrada na negociação. Além disso, o fato de não ter cobrança de juros sobre o valor do imóvel e a possibilidade de pessoas inadimplentes poder participar do processo. 

 

O que é financiamento imobiliário?

Como o próprio significado já diz, financiar é ação ou efeito de financiar, de fornecer dinheiro necessário para a realização de alguma coisa – que aqui, no caso, é a compra de um imóvel. Diferente do consórcio, no financiamento imobiliário a negociação é somente entre o comprador e o banco – o comprador adquire uma linha de crédito com o banco, para financiar o valor do imóvel.

O financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: o banco compra o imóvel e o comprador faz o pagamento de parcelas mensais até quitar a dívida total com o mesmo. O banco cobra juros sobre a quantia financiada, e na grande maioria dos casos, é preciso ter um valor para dar de entrada no processo. 

 

Vantagens do financiamento imobiliário

A principal vantagem do financiamento imobiliário é o prazo de entrega do imóvel que, diferente do consórcio, pode demorar anos até que o participante seja sorteado e possa adquirir seu apartamento. Sendo possível também diluir as parcelas por um prazo maior – e o valor do imóvel não se altera durante o processo de quitação. 

Além disso, o apartamento financiado na planta garante para você a unidade desejada, enquanto no consórcio, a compra só é efetuada no momento da contemplação. E quando ocorre, pode ser que o residencial pretendido já esteja todo vendido. 

 

Mas, afinal, qual é a melhor opção?

Analisando os fatos apresentados, quem pode decidir a melhor opção para adquirir seu apartamento, é você mesmo! Pois as duas alternativas apresentam benefícios e algumas desvantagens, mas só você pode analisar qual a opção se encaixa melhor no seu perfil, no seu orçamento e nas suas preferências. 

Seja cauteloso na hora de optar pelos meios responsáveis pelo processo da compra do seu imóvel, tanto na hora de escolher uma administradora para o consórcio, quanto na hora de escolher um banco para o financiamento imobiliário – essa é a principal dica a se levar em consideração de forma geral. 

 

Agora que você já sabe as principais diferenças, vantagens e desvantagens do consórcio imobiliário e do financiamento imobiliário, fica mais fácil tomar a decisão de qual meio escolher para adquirir o tão sonhado apartamento próprio. 

E se ainda não escolheu o seu, conte com a ajuda de quem entende do assunto, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe ALZ Construtora e veja nossos empreendimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy