O que levar em conta antes de escolher uma região para morar?

Escolher um imóvel para morar e fazer a mudança, nem sempre são tarefas fáceis – existem diversos critérios que precisam ser avaliados com muita atenção antes da tomada de decisão. Um desses critérios que pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida é na hora de optar pela região para compra do seu apartamento. Por isso, vamos abordar neste texto, o que você deve levar em conta antes de escolher uma região para morar!  

 

Quando tomamos a decisão de adquirir um patrimônio certamente contamos que o novo imóvel possa suprir todas as nossas necessidades e da nossa família, não é verdade? E não basta contar somente com a estrutura física do imóvel, mas também com a estrutura do local onde ele se encontra. 

 

Antes de qualquer decisão, o primeiro levantamento que deve ser feito é: quais são suas necessidades e prioridades? Além disso, você prefere um bairro mais pacato ou movimentado? Você faz uso das áreas públicas ou isso não faz parte da sua rotina? Você tem o costume de praticar atividades ao ar livre ou prefere morar perto de uma academia?  A partir das respostas desses questionamentos, fica mais fácil tomar a decisão de qual região morar. 

 

5 dicas para escolher uma região para morar 

 

 

  • Segurança em primeiro lugar: sempre

 

O primeiro item a ser analisado ao escolher uma região para morar é a segurança do bairro. Esse fator, com certeza, precisa ser verificado com bastante atenção, independente se seu novo imóvel for casa ou apartamento. Você deve observar a infraestrutura de segurança que o bairro oferece, como sistema de monitoramento e policiamento frequente.

Uma boa dica de como observar melhor a proteção do local é conversando com os moradores da região e conhecendo melhor o histórico do bairro. É interessante que essa visita seja feita em horários alternados, para que a situação seja analisada durante as atividades do dia e da noite também.

 

 

  • Seus principais deslocamentos

 

Outro critério que você deve levar em conta ao escolher uma região para morar é identificar quais são os principais deslocamentos para sua rotina. Essa dica é extremamente importante caso você não queira passar parte do seu dia em filas de trânsito ou tendo que fazer grandes percursos quando precisar de algum comércio. 

É essencial analisar se o local do imóvel escolhido fica acessível para fazer suas voltas do dia a dia – como ir trabalhar, levar as crianças na escola, ir a academia, a supermercado e outras rotas necessárias.

 

 

  • Infraestrutura de qualidade

 

A infraestrutura do bairro pode ser um grande diferencial na hora da tomada de decisão. Para isso, você deve verificar a iluminação das vias públicas, a manutenção das áreas comuns, a circulação de transporte público e se tem boas vias de acesso ao local.

Morar em um bairro muito distante dos centros comerciais, pode dificultar um pouco sua rotina, como, por exemplo, as idas ao supermercado, a farmácia, a feira, a academia, bancos – logo, é importante analisar se o bairro disponibiliza de suportes como esses. 

Assim como as áreas públicas como parques, academia ao ar livre, espaço para levar as crianças para brincar e praticar atividades físicas. Isso tudo influencia positivamente na hora de escolher uma região para morar. 

 

 

  • Potencial de crescimento da região

 

Outra análise que deve ser feita é sobre o potencial de crescimento da região, pesquise sobre projetos futuros como o crescimento das grandes áreas urbanas. Afinal, consequentemente, o valor do imóvel acabará sendo valorizado no futuro caso você queira vender ou alugar. 

 

 

  • Conte com a opinião de especialistas

 

Na hora da tomada de decisão do seu novo imóvel, conte com a ajuda de pessoas que entendem do assunto, que possam colaborar a identificar qual bairro atende melhor suas necessidades como morador. 

A ALZ Construtora, por exemplo, já escolhe pontos estratégicos para construir seus empreendimentos, em bairros que prestam o suporte de serviços essenciais na região de Palhoça. Pedra Branca, Passa vinte, São Sebastião e Pagani – todos localizados numa cidade que se mantém em constante crescimento. 

 

Agora que você já sabe o que deve levar em conta antes de escolher uma região para morar, está na hora de adquirir seu imóvel próprio! Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre os empreendimentos.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL