Skip to content

Saiba como organizar a mudança: um passo a passo

  • by

Seu novo apartamento está quase sendo entregue! E agora? Sim, é isso mesmo: hora de organizar a mudança! Nós sabemos como essa tarefa pode não ser uma das mais fáceis, graças a toda a movimentação que ela exige.

Pensando nisso, a ALZ trouxe algumas dicas para te ajudar nesta última missão antes de realizar o tão desejado sonho de trocar de apartamento. Continue a leitura do texto abaixo e veja os passos obrigatórios que nós separamos para você!

 

Um passo a passo para organizar a mudança

 

1. Orçamentos de frete

Começamos com uma dica que muitas pessoas acabam deixando de lado por pensarem que “frete é tudo igual”. Porém, detalhes variáveis de mudança para mudança que vão além do preço fazem toda a diferença na hora da escolha.

Quantidade de caixas e tamanho dos móveis são fatores que podem exigir veículos maiores ou menores. Fazer vários orçamentos com antecedência irá permitir que você não só ache o melhor custo-benefício, como também opte pelo serviço mais adequado às suas necessidades.

 

2. Planejamento dos dias

Muitos são os dias investidos em uma troca de apartamento, assim como os processos envolvidos nela. Desde organizar a mudança até fazê-la de fato, cada pequeno passo precisa ser previsto e planejado.

Então, antes mesmo de começar a se mexer, o primeiro passo para organizar a mudança é planejar dos dias. Você pode fazer isso com um calendário ou até mesmo uma folha; basta anotar os dias e a tarefa prevista para cada um deles. Assim, fica mais fácil fazer tudo a tempo.

 

3. Lista de móveis e objetos

A última coisa que você quer que aconteça na hora de organizar a mudança é esquecer algo importante, não é mesmo? E, teoricamente, nós realmente não deveríamos esquecer objetos tão relevantes assim. Contudo, com a correria de uma mudança, esse tipo de situação pode acontecer.

Para evitar esquecimentos ou até a perda de algo, desde objetos de decoração até móveis menores, faça uma lista com tudo de importante. A medida que tudo for sendo carregado, marque na sua lista e tenha a tranquilidade de saber que nada está sendo deixado para trás.

 

4. Procura por caixas

É fato que você precisará de algo para carregar suas roupas, objetos de higiene e itens de cozinha, entre outros. Por isso, não se esqueça de fazer uma boa reserva de caixas que consigam comportar o que você tem.

Certifique-se de que elas estejam em bom estado e com as abas firmes. Além disso, passe fitas para lacrá-las e não correr o risco de quebrar nada.

 

5. Embalagem e separação por categorias

Já tem todas as caixas em mãos? Ótimo! Agora chegou a hora de utilizá-las de maneira organizada. Para evitar aquela bagunça sem fim após o término da mudança, divida os itens que vão nas caixas por categorias. Tenha as caixas de cozinha, as caixas de banheiro e as caixas de roupas.

Para facilitar ainda mais este processo, escreva bem grande em cada uma delas o conteúdo ou o cômodo dos objetos ali empacotados. Na hora de desembalar, isso trará facilidade à arrumação do novo apartamento.

 

6. Móveis e eletrodomésticos

Certos móveis, objetos e eletrodomésticos, são frágeis e devem ser protegidos de colisões e arranhões. Nesses casos, sempre isole ou cubra-os. Plástico bolha, jornais e até mesmo mantas e cobertores velhos são de grande ajuda.

Afinal de contas, ninguém quer passar por todo o trabalho de organizar a mudança, chegar ao novo lar e então se dar conta de que a geladeira ou a máquina de lavar não estão com o funcionamento pleno.

 

7. Arrumação dos cômodos

Chegamos ao melhor momento: quando a mudança acabou de ser feita e tudo já foi levado do antigo endereço. Todas os móveis e caixas já estão distribuídos pela casa, e só falta… Colocar tudo no lugar certo!

Essa pode ser uma tarefa chata, especialmente para quem acabou de empacotar tudo que tem. Uma dica para transformar esta missão em algo mais fácil é arrumar um cômodo de cada vez e só partir para o próximo depois que o anterior estiver completamente pronto. E, para não acumular e se perder na própria bagunça, não deixe para depois!

 

Viu como organizar a mudança pode ser um fardo menor quando seguimos alguns passos e temos foco? Agora você já está pronto para a próxima! Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando a ALZ; siga nosso Facebook e Instagram!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy