4 dúvidas comuns na compra do primeiro imóvel

Quando falamos de adquirir algo de grande valor, assim como a compra do primeiro imóvel, é comum surgir dúvidas e incertezas. Isso porque comprar um apartamento significa a realização de um sonho, a busca pela casa própria, e o fim do pagamento do aluguel. Além disso, esse é um processo que, na maioria das vezes, requer a economia feita por longos meses e anos. 

Portanto, se você está no processo de compra do primeiro imóvel, com certeza algumas das questões a seguir – ou se não todas – já passaram pela sua cabeça durante esse tempo de escolha e planejamento. Por isso, a ALZ Construtora preparou as quatro dúvidas mais comuns na compra do seu empreendimento. Confira abaixo! 

 

Boa leitura! 

 

Principais dúvidas na compra do primeiro imóvel 

 

1. Quais os cuidados necessários na hora da compra? 

Entre as dúvidas mais comuns no momento da compra do primeiro imóvel é saber quais detalhes prestar atenção na hora de fechar o negócio. No caso dos imóveis comprados diretamente na planta, com a construtora, é importante buscar informações sobre a empresa em si. 

Qual o nível de satisfação dos clientes, se ela apresenta reclamações, as obras são entregues dentro do prazo estabelecido, para isso olhe o portfólio da construtora e até mesmo fale com pessoas que já tenham imóveis comprados com a empresa. 

Além da preocupação com a construtora responsável pela construção do imóvel, é fundamental ter um dinheiro reservado para os custos extras, como, por exemplo, os valores com o registro e escritura do imóvel, que correspondem a 5% do preço financiado.

Inclusive, esse é mais um diferencial dos empreendimentos ALZ. Oferecemos aos nossos clientes a escritura grátis de alguns dos empreendimentos. 

 

2. Como saber se vou receber o imóvel no prazo? 

A maior expectativa depois de aprovado o financiamento do imóvel é o dia da entrega da chave do apartamento. Esse momento é que torna realidade a tão sonhada casa própria. Porém, em alguns casos, ocorre do prazo de entrega da obra não ser cumprido, causando a frustração do cliente. 

Como sabemos, imprevistos podem acontecer, no entanto, é preciso estar atento para o que está no contrato de compra do primeiro imóvel. Nele deve constar o prazo de carência, que varia conforme a construtora. Além disso, realizar o acompanhamento da obra é outro item essencial, portanto, visite a construção, veja com a construtora como estão os detalhes da obra. 

Nos nossos apartamentos ALZ, por exemplo, o acompanhamento pode ser feito na página dos empreendimentos. Ali estão em detalhes a porcentagem de conclusão de cada um dos serviços dos imóveis. 

 

3. A construtora é a responsável pelo financiamento do empreendimento? 

O financiamento não é de responsabilidade da construtora. As linhas de créditos são liberadas por instituições financeiras – públicas e privadas. O que ocorre são parcerias entre as construtoras e as agências bancárias para uma maior facilidade na hora da compra do primeiro imóvel.  

Com isso, os bancos fazem o pagamento do valor do empreendimento à construtora, e o valor é distribuído em parcelas para que você realize o pagamento no decorrer dos meses aprovados para o financiamento. Para aprovar o crédito, o banco analisa: 

  • a sua capacidade financeira; 
  • se o valor determinado para o financiamento está dentro da sua renda mensal;
  • se você possui outra linha de crédito, como financiamento de um automóvel; 

 

4. Como saber se estou fazendo um bom negócio? 

Além da pesquisa sobre a satisfação dos clientes da construtora, para saber se você está fazendo uma boa escolha na compra do primeiro imóvel é identificar:

  • se o valor do empreendimento está de acordo com o do mercado em geral;
  • se o local onde o imóvel será ou está sendo construído tem chances de crescimento; 
  • se conta com serviços básicos como supermercado, hospital e farmácia próximos ao apartamento; 

Esses são alguns dos principais itens que ajudam você a ter certeza da opção e que não errou na hora da compra. Além disso, é a garantia que o apartamento é o ideal para trazer conforto e bem-estar a sua família. 

 

Gostou das dicas? Os empreendimentos ALZ Construtora contam com financiamento por várias linhas de créditos. Entre eles: o programa Minha Casa Minha Vida. Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e saiba todas as novidades dos imóveis em primeira mão. 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL