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A pandemia do Coronavírus que se instalou recentemente em nosso país, infelizmente acabou afetando a economia dos brasileiros. E diante desta situação, muitas empresas e instituições estão buscando medidas que possam colaborar com o quadro financeiro dos seus clientes.
É o caso da Caixa Econômica Federal que apresentou algumas alternativas com o objetivo de auxiliar famílias e empresas a passarem por essa crise. Por isso, vamos abordar no texto de hoje, uma dessas medidas: como adiar o financiamento imobiliário pela Caixa.
O mês de março foi marcado pela proliferação do COVID-19 em vários países, inclusive no Brasil. Para evitar que os danos fossem ainda maiores no país, diversas medidas foram tomadas para a segurança de todos – uma delas: o isolamento social. Com isso, empresas e comércio em geral fecharam suas portas, para que seus colaboradores fiquem em casa.
Porém, essas medidas causaram consequências na economia. Por isso, no dia 19 de março, a Caixa Econômica Federal anunciou uma pausa emergencial de até 60 dias no pagamento das prestações dos financiamentos imobiliários. Muitos clientes ainda não estão cientes dessa alternativa e apresentam muitas dúvidas – questões essas que vamos esclarecer a seguir!
Quem pode adiar o financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal?
Essa alternativa está disponível tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica – que tenham contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal. Só não poderá adiar o financiamento imobiliário pela Caixa, quem está com mais de duas parcelas atrasadas, ou quem já utiliza o saldo do FGTS para reduzir o valor da prestação mensal.
Excluindo esses dois tipos de casos, os demais clientes podem solicitar o adiamento do pagamento das prestações – até mesmo os que são contratos do programa Minha Casa Minha Vida. O valor financiado não interfere na solicitação.
Deixando claro que, essas parcelas serão incorporadas ao saldo devedor do financiamento imobiliário – ou seja, elas serão pagas no futuro, ao decorrer da quitação do financiamento.
Como fazer a solicitação para adiar o financiamento imobiliário pela Caixa
A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos demais órgãos responsáveis pela saúde pública para evitar a disseminação da pandemia do coronavírus, é: fique em casa e evite aglomerações.
Seguindo essa medida, a Caixa criou outros canais para fazer a solicitação do adiamento do pagamento das prestações do financiamento imobiliário, que não fossem presenciais. A partir do número de WhatsApp (0800-726 8068) e o Telesserviço (3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exclusivamente para os contratos de pessoas físicas.
E também disponibiliza um aplicativo que pode ser acessado de qualquer lugar, facilitando o processo e garantindo a segurança de todos envolvidos nele.
Como utilizar o aplicativo para adiar o financiamento?
É um processo bem simples, basta acessar o aplicativo e fazer a solicitação do adiamento do pagamento das prestações do financiamento imobiliário. Confira o passo a passo no guia abaixo.
Primeiro passo: baixe o aplicativo e crie seu login
Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico e procure pelo aplicativo: Habitação Caixa. Siga as etapas de instalação e acesse após instalado.
Na página principal do aplicativo você vai encontrar uma sessão de ‘’Solicitar pausa’’, é preciso selecioná-la. O próximo passo é criar seu login, caso seja a primeira vez que você esteja acessando esse aplicativo – se não, é só digitar login e senha atualizados.
Para criar o seu login, você vai precisar preencher alguns formulários com os seus dados pessoais e ir avançando as etapas após concluídas. Após, é necessário fazer a verificação de email para sua segurança, é um passo simples: acesse a caixa de entrada do seu email, abra o email recebido da Caixa Econômica e clique no link que irá verificar sua conta.
Segundo passo: acesse o aplicativo e realize a solicitação
Após sua conta ser verificada, será solicitado que você entre no aplicativo com seu novo login e senha. Vai aparecer uma tela com algumas explicações sobre o adiamento das prestações e se estiver de acordo você pode ir para a próxima tela.
No próximo passo será solicitado seu contato de telefone e é preciso que você selecione a opção de autorizar que a Caixa envie por SMS as informações sobre a solicitação.
Pronto, sua solicitação já foi concluída com sucesso, agora você só precisa aguardar que a Caixa entrará em contato por SMS nos três dias úteis após o adiamento.
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