Skip to content

Como aproveitar a quarentena e fazer manutenções no apartamento?

  • by

Como sabemos, estamos todos em período de isolamento social devido ao novo coronavírus. Essa medida é uma das mais eficazes para evitar a proliferação do vírus. Porém, a quarentena mudou completamente a nossa rotina, deixando a maioria de nós sem saber o que fazer. Assistir filmes, brincar com as filhos, aprender uma nova receita na internet são algumas das opções. Mas que tal aproveitar a quarentena para fazer manutenções no apartamento? 

Normalmente costumamos deixar para realizar essas manutenções no apartamento durante as férias ou finais de semana, quando há mais tempo para organizar e deixar tudo como queremos. No entanto, com o atual momento de incertezas de quando tudo voltará a rotina normalmente, essa é uma ótima alternativa para ocupar a cabeça e também manter o corpo em movimento. 

 

Pensando nisso, nós da ALZ Construtora preparamos esse conteúdo com dicas imperdíveis para realizar manutenções no seu imóvel e deixá-lo ainda mais confortável e aconchegante. Confira! 

 

A importância de “dar uma cara nova” ao apartamento nesse período 

 

Estamos, neste momento, a maior parte do tempo em casa, saindo, de acordo com as recomendações do governo e órgãos de saúde, somente para atividades básicas como ir ao supermercado e farmácia, por exemplo. E para conseguir se distrair um pouco, dar uma cara nova ao seu apartamento é muito importante. 

Trocar os móveis de lugar e pintar as paredes dos cômodos da casa são boas alternativas para ajudar a diminuir o estresse e ansiedade que estão presentes nesse tempo. Ao fazer manutenções no apartamento você estará encontrando atividades que ocupam a mente e ao mesmo tempo estará exercitando o corpo para evitar o sedentarismo. 

 

4 dicas para fazer manutenções no apartamento durante a quarentena

 

1. Faça a limpeza do piso e vidros 

 

Com a correria do dia a dia nem sempre fizemos aquela limpeza correta e detalhada no imóvel. Por isso, a primeira dica para fazer manutenções no apartamento é realizar a limpeza de vidros e do piso. 

Para evitar que o piso resseque, faça a limpeza com pano úmido e produtos específico para sua higienização. Por fim, encere o piso: a cera além de permitir um brilho especial ao mesmo, ajuda a protegê-lo de rachaduras. Além disso, realize a limpeza dos vidros também com produtos indicados para não riscá-los e nem manchá-los. 

 

2. Pinte as paredes do apartamento 

 

Ao falar em fazer manutenções no apartamento, a primeira opção que vem à cabeça é pintar as paredes, não é mesmo? Além de dar uma cara nova aos cômodos do imóvel, a pintura ajuda a prevenir o descascamento das paredes. Para isso, é claro, é necessário utilizar tintas apropriadas e de qualidade. 

Portanto, nesse período de quarentena, mais uma dica de manutenção e que ajuda a tirar o estresse: é colorir o apartamento. Renove as paredes com cores vivas, que tragam mais luminosidade e bem-estar a sua casa e para toda família. Outra alternativa é o uso de papéis de parede também. 

 

3. Inspeção do sistema hidráulico 

 

Nesse momento em que as pessoas estão em casa por mais tempo, é fundamental fazer a revisão do sistema hidráulico do imóvel. Afinal, os equipamentos estão sendo usados com mais frequências como o chuveiro e a máquina de lavar, que exigem grande quantidade de água. 

Logo, esse é mais um item que merece atenção ao fazer manutenções no apartamento, pois evita que transtornos futuros aconteçam, principalmente vazamentos, entupimentos e rompimento da tubulação. Um gasto extra que pode ser poupado.

 

4. Revisão do sistema elétrico   

 

Assim como o sistema hidráulico, o sistema elétrico também precisa ser verificado. Além de garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos do imóvel, ele proporciona a proteção e segurança de todos moradores do apartamento. 

Revise as lâmpadas (se não estão piscando a todo momento), se não há fios desencapados ou tomadas danificadas, esses problemas são fáceis de serem resolvidos e ajuda você a não ter surpresas com o valor da conta de luz do mês. 

 

Dica importante: antes de começar a fazer as manutenções no apartamento crie um planejamento de tudo que será realizado no imóvel. Faça uma lista de prioridades, o que merece mais atenção no momento e precisa ser resolvido rapidamente. Esse planejamento pode envolver a família, assim é possível distrair e manter todos ocupados com as tarefas. 

 

Gostou das dicas? Você encontra mais assuntos como esse nas redes sociais da ALZ Construtora. Siga nosso Facebook e Instagram e acompanhe as novidades. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy