Skip to content

Como manter o apartamento higienizado em tempo de pandemia?

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Manter o apartamento limpo faz bem para todos que convivem no ambiente, mas em tempo de pandemia, essa higienização deve ser redobrada por uma questão de segurança e prevenção. Por esse motivo, no texto de hoje vamos apresentar algumas dicas de como manter o apartamento higienizado em tempo de pandemia! Confira a seguir!

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início da pandemia vem apresentando algumas recomendações de prevenção e cuidados para evitar o contágio do novo coronavírus. Por isso, o que não pode cair em esquecimento – que é de extrema importância – é o cuidado com a higienização dentro de casa, local onde estamos passando a maior parte do tempo. 

 

Essa é a melhor forma de manter a família segura em um ambiente limpo e protegido! É importante lembrar que essas dicas são recomendadas para espaços em que não se encontram pessoas infectadas pelo vírus; Afinal, os locais onde há pessoas infectadas, os cuidados devem ser redobrados e as medidas são mais restritas.

 

4 maneiras de manter o apartamento higienizado em tempo de pandemia 

 

1. Use produtos de limpeza eficientes para higienização

 

É importante fazer o uso de produtos de limpeza que sejam eficientes para manter o apartamento higienizado em tempo de pandemia. A primeira recomendação é que devem ser utilizadas luvas e máscara na hora de realizar a limpeza da casa. Luvas que precisam ser lavadas e higienizadas no fim da faxina, assim como os demais materiais de limpeza. 

 

Os produtos mais indicados são: água sanitária, desinfetantes, limpadores multiusos com cloro, limpadores multiusos com álcool, detergentes, sabão e álcool (de preferência líquido de 60% a 80%, descrito na embalagem). É comum ver muitas receitas sendo divulgadas nas redes sociais, as famosas ‘’misturinhas’’ de vários produtos, mas vale lembrar que essa junção pode interferir na eficiência deles, por isso é fundamental respeitar o uso adequado dos produtos específicos. 

 

Cada produto tem sua indicação de em qual superfície pode ser aplicado, como, por exemplo, em mármores e pedras devem ser utilizados somente detergentes, para não afetar o material. As peças de porcelanato também precisam ser limpas com água e detergente e não outros produtos mais fortes. 

 

2. Cuidado com tudo que vem de fora

 

Mesmo respeitando o isolamento social e ficando em casa, muitas vezes ocorre a necessidade de sair para ir ao supermercado, farmácia e banco, e essas saidinhas também merecem atenção – principalmente na volta para casa.

 

A sua casa pode estar higienizada corretamente, mas se você não tomar os devidos cuidados ao voltar dessas saídas, pode ser que haja uma contaminação inesperada. Novos costumes devem ser adotados, como: tirar os calçados antes de entrar na residência, separar um local para deixá-los até que sejam higienizados. 

 

O mesmo serve para as roupas e acessórios que chegam da rua, eles devem ser higienizados antes de entrar em contato com outros objetos de dentro da casa. As compras também precisam ser higienizadas, assim como maçanetas, chaves, celulares, bolsas e carteiras – ou seja, tudo que foi tocado na rua que possa ter risco de contaminação. 

 

3. Tenha consciência coletiva

 

É imprescindível que todos os moradores da casa estejam de acordo com as medidas tomadas para manter o apartamento higienizado em tempo de pandemia. É para o bem comum, para a segurança de toda a família, por isso essas medidas devem ser praticadas por todos que convivem juntos. 

 

Existem algumas dessas dicas que precisam ser feitas diariamente, principalmente se tem algum morador que está trabalhando fora, ou que sai constantemente para rua e fica exposto ao contágio do vírus. 

 

4. Detalhes que fazem a diferença na higienização

 

Uma dica valiosa é manter sempre o apartamento bem arejado, bem ventilado, manter as janelas abertas durante o dia para permitir a circulação do ar. Os objetos e áreas comuns da casa merecem atenção aos detalhes também, como a limpeza de bancadas, mesas, controles, maçanetas, etc.

 

Sem esquecer das principais recomendações de prevenção individual, evitando aglomerações e realizando higiene pessoal, lavando as mãos constantemente, utilizando álcool gel e fazendo uso de máscara em locais públicos. 

 

Agora que você já sabe algumas medidas para manter o apartamento higienizado em tempo de pandemia, é só colocar em prática. Para acompanhar mais assuntos como este, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook e Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy