Skip to content

5 maneiras de organizar o quarto das crianças

  • by

Para as crianças – brinquedo nunca é demais – sempre tem algum que é novidade. Porém, o que acaba sendo um problema para muitos pais, é onde guardar todos esses brinquedos, já que torna cada vez mais difícil organizar o quarto das crianças. Por isso, no texto de hoje, separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter o quarto um pouco mais organizado no dia a dia. 

 

Boa leitura! 

 

Os diferenciais de ter um apartamento organizado

 

Não tem forma melhor de ensinar uma criança, do que dar o exemplo. Por isso, é tão necessário ensiná-las desde cedo, a importância de manter a casa organizada e quais os benefícios em conviver em um ambiente assim. 

 

Primeiro de tudo – precisamos entender que é saudável que as crianças façam bagunça, andem com seus brinquedos para todos os lados, isso faz parte do seu desenvolvimento. No entanto, quando a brincadeira acaba, é importante ensinar aos pequenos a responsabilidade de guardar os objetos e deixar o quarto organizado.

 

Um apartamento organizado influencia diretamente no bem estar, na saúde física e mental da família, além da sensação agradável de ver tudo no seu devido lugar. Um apartamento organizado não acumula trabalho, fazendo com que você e sua família possam otimizar o tempo dentro do imóvel e serem mais produtivos. 

 

5 opções para organizar o quarto das crianças

 

 

  • Mobiliário otimizado 

 

A primeira dica para organizar o quarto das crianças, é contar com um mobiliário otimizado, que aproveite da melhor forma possível, o espaço disponível do cômodo. Você pode contar com um guarda roupa espaçoso, uma cama com baú, uma escrivaninha que atenda as necessidades do seu filho, para os momentos de lazer e de estudos. 

Hoje, no mercado, é possível encontrar móveis planejados de diversos formatos e tamanhos. É cada vez mais comum encontrar produtos que servem justamente para otimizar o espaço do quarto, daqueles que em um móvel só une-se uma bicama, um armário, uma mesinha de estudos e por aí vai. Tudo vai depender de quais são as suas prioridades para organizar o quarto das crianças. 

 

 

  • Desapegue e ensine a desapegar 

 

Outra dica valiosa para organizar o quarto das crianças, é o desapego. Sabe aquelas roupas e calçados que não servem mais ou não estão sendo utilizadas? Elas podem ser passadas para quem pode fazer um melhor uso delas. 

É extremamente importante que vocês pais passem essa visão para os pequenos, de que eles podem ajudar outras pessoas, desapegando do que elas não utilizam. 

Esse desapego também serve para os brinquedos, sempre tem aquelas peças que ficam de canto ou estão guardadas há muito tempo. Isso, além de causar uma bagunça, não é saudável acumular itens que não estão sendo usados. 

 

 

  • Organizadores

 

O maior aliado na missão de organizar o quarto das crianças, são os organizadores. Além do mobiliário do cômodo, provavelmente você vai precisar contar com a ajuda de organizadores, e eles são muito eficientes e práticos. Você pode contar com o auxílio de nichos, cestos, caixas, baús, pufes e muitos outros que encontrar. 

 

 

  • Dê autonomia à criança 

 

Antes de organizar o quarto das crianças, é preciso lembrar que quem mais faz uso desse cômodo – são elas. Portanto, você deve organizar sim, mas de acordo com as necessidades e prioridades delas, pensando no que se torna mais prático no dia a dia dos pequenos. 

Deixe os itens que as crianças mais usam a sua altura, para que elas possam utilizar sempre que quiserem e até para a própria segurança, para evitar que se machuquem ao tentar procurar algo dentro do quarto. 

 

 

  • Organize o quarto por categorias 

 

Essa dica também é bem interesse na hora de organizar o quarto das crianças. Defina o quarto por categorias, por exemplo: separe o espaço dos brinquedos, o espaço das roupas e calçados, o espaço dos estudos, o espaço dos desenhos. Assim fica mais fácil de manter a organização no dia a dia, sem evitar que tudo fique misturado e bagunçado. 

Agora que você já sabe por onde começar a organizar o quarto das crianças, é hora de colocar a mão na massa. Chame os pequenos para participar. E faça dessa uma atividade diferente em família. 

 

E para você que o quarto dos filhos já está pequeno, essa é uma ótima alternativa para mudar de imóvel. Entre em contato com a ALZ Construtora e conheça nossos empreendimentos. Um deles é perfeito para o conforto da sua família.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy