Skip to content

Como cuidar da higiene da cozinha e deixá-la mais limpa e segura?

  • by

Um dos cômodos do apartamento perfeito para um encontro em família ou com os amigos, com toda certeza é a cozinha. Além de ser o espaço para o preparo dos alimentos, é ideal para um momento de descontração. E justamente por ser considerado o coração do imóvel, o local precisa receber cuidados especiais, para mantê-lo mais limpo e seguro possível. A ALZ Construtora separou algumas dicas de higiene da cozinha que podem te ajudar no dia a dia. Confira!

 

A importância da cozinha em um imóvel 

 

A cozinha geralmente é a parte do apartamento onde mais se tem mais movimentação dos moradores, é o ambiente que se reúne uma mistura de cores, texturas, cheiros, sentidos e sentimentos. 

 

Hoje, a cozinha pode ser considerada também um espaço de lazer dentro do imóvel, onde a família pode se reunir para criar, experimentar e viver momentos fundamentais para manter um bom relacionamento. 

 

Por esse e por muitos outros motivos, o cômodo precisa ser estruturado de forma que se torne um ambiente limpo, arejado, prático e organizado. Afinal, é dali que sai os alimentos necessários para sustentar toda a família. 

 

Como fazer a higiene da cozinha e armazenar os alimentos corretamente?

 

Vamos começar pela parte principal que rege uma cozinha: o ato de cozinhar. Essa é a atividade que mais exige uma boa higiene dentro da cozinha. Aliás, a higiene da cozinha é mais importante do que muitos acreditam ser, ela está diretamente ligada à saúde da família. 

 

Por isso, os primeiros cuidados devem começar já na hora de armazenar os alimentos. Antes de guardá-los, você precisa higienizá-los – ainda mais neste momento de pandemia que estamos passando – em que a maior recomendação é manter uma boa higiene de forma geral. 

 

A forma como você limpa e armazena seus alimentos, influencia em quanto tempo ele permanecerá saudável. Cada grupo alimentar necessita de cuidados diferentes, e é fundamental seguir esses cuidados para assegurar a qualidade dos produtos e também evitar uma possível contaminação cruzada. 

 

Na hora de higienizar, você deve utilizar água e detergente para os produtos que não sofrem alterações com o contato com a água, e um pano úmido para aqueles que podem ser danificados com a lavagem. Todos os alimentos que serão guardados na geladeira e nos armários precisam passar por uma higienização antes, para evitar a proliferação de bactérias e impurezas. 

 

 

  • Cuidados com o manuseio dos alimentos

 

É interessante que você manuseie os alimentos de forma separada, ou seja, carnes, frangos, alimentos cozidos e crus – não devem ser preparados no mesmo instante, no mesmo local, com os mesmos utensílios. 

 

Cada um desses alimentos tem uma temperatura diferente, e por isso precisam ser manuseados separadamente, com objetos diferentes. E por falar em temperatura, é preciso ficar atento também ao descongelamento dos alimento. O indicado é que eles sejam descongelados dentro da geladeira e não fora. 

 

 

  • Utensílios de cozinha

 

Outros itens que devem ser higienizados constantemente, são os itens de cozinha. Até os mais simples de uso diário, já que podem acumular sujeira e bactérias, e assim acabar contaminando os próprios alimentos. 

 

Você precisa estar atento a alguns itens que podem ser um atrativo para as bactérias, como, por exemplo, produtos de plástico, de madeira, esponjas de louça, escovinhas de limpeza e até mesmo os panos de prato, que são os maiores aliados de um cozinheiro. A desatenção com esses itens, pode prejudicar a higiene da cozinha. 

 

Atenção: esses itens devem ser trocados com frequência e desinfetados sempre que possível. 

 

 

  • Higiene na hora de cozinhar 

 

As regras de higiene pessoal fazem toda a diferença na hora de manter a higiene da cozinha. Certos cuidados devem ser tomados para prevenir uma contaminação cruzada nos alimentos e uma possível intoxicação alimentar. 

 

A dica é: mantenha as mãos sempre bem limpas, afinal, elas serão seu principal instrumento de trabalho na cozinha. Evite utilizar acessórios como joias e relógios, enquanto manipula os alimentos. Assim como também é recomendado prender os cabelos durante esse processo. 

Lembrando que você deve manusear os alimentos com as mãos, somente quando for realmente necessário. Caso contrário, utilize outros instrumentos higienizados para realizar as tarefas. 

 

Com essas dicas ficou mais fácil manter a higiene da cozinha, não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy