Skip to content

6 dicas para deixar sua área de serviço organizada e funcional

  • by

Hoje vamos falar sobre um cômodo do apartamento que não é muito comentado, mas que faz total diferença se for bem organizado e funcional: a área de serviço. Esse ambiente do imóvel pode acabar se tornando o cantinho da bagunça, caso não seja arrumado. Por isso, vamos citar algumas dicas de como mantê-lo bem organizado. Confira!

 

Tanto os moradores de casas ou de apartamentos precisam de uma área de serviço – seja ela externa ou interna. Geralmente ela é um espaço pequeno, onde ficam armazenados produtos e utensílios de limpeza, máquina de lavar, de secar, varal de roupas e afins. 

 

E justamente por ser um ambiente menor, muitas vezes ele acaba se tornando o cantinho da bagunça, para armazenar itens que não são mais utilizados no imóvel.  E isso o torna um espaço carregado, desorganizado e nada funcional. Por isso é fundamental manter o local limpo, organizado, funcional e até mesmo decorado. 

 

Principais dicas para deixar a área de serviço organizada e funcional

 

1. Defina a função da sua área de serviço

 

A primeira dica é uma das mais importante, pois é a partir dela que será colocada em prática os próximos passos. Antes de montar sua área de serviço, o ideal é que você defina qual função terá esse espaço, se ela será destinada a uma lavanderia, um depósito, ou outra finalidade que atenda suas necessidades como morador. 

 

A partir de então será mais fácil montar esse ambiente, selecionar os móveis, os locais de cada item e assim já planejar de que forma ficará mais prático e funcional utilizar o espaço. 

 

2. Aproveite cada espaço

 

Por ser um ambiente pequeno – na maioria das vezes – a área de serviço deve ser planejada, para que assim possa aproveitar cada espaço da melhor forma possível. Hoje em dia existem diversas opções de armários e bancadas funcionais, que deixam o ambiente mais espaçoso e bem distribuídos. É interessante investir nesse tipo de móvel multifuncional

 

Saiba aproveitar os espaços verticais e horizontais, utilize armários embutidos, multiusos, prateleiras, gavetas, bancadas, nichos, porta objetos – tudo que tiver direito dentro do espaço disponível no cômodo. 

 

3. Crie um padrão de organização

 

Cada coisa no seu lugar! O que deixa um ambiente organizado e funcional é a forma com que os utensílios são distribuídos nos seus espaços. Existem muitas formas de organizar ambientes pequenos. Você pode usar cestos, cestinhas, etiquetas, caixas organizadoras, entre muitos outros métodos de organização. 

 

4. Paleta de cores

 

Se engana quem pensa que a área de serviço não necessita de atenção e decoração. Ela faz parte do imóvel tanto quanto os demais cômodos, e por isso também precisa de atenção para manter o ambiente harmonioso e bem cuidado. 

 

Na hora de montar sua área de serviço escolha cores pré-selecionadas para manter um padrão, crie uma paleta de cores de acordo com seu gosto e com a decoração do apartamento. Você pode optar por cores claras, que trazem a sensação de conforto e bem estar, e por ser um ambiente pequeno, irá proporcionar a sensação de amplitude. 

 

5. Decore sua área de serviço

 

E se você quiser deixar sua área de serviço realmente charmosa e aconchegante, precisa investir em pequenas decorações, pequenos objetos que podem dar vida ao seu espaço. 

 

Você pode apostar em plantinhas, vasos decorados, quadrinhos com frases positivas, adesivos e até mesmo seus próprios utensílios do apartamento podem fazer parte da decoração desse ambiente. 

 

6. Mantenha a organização no dia a dia 

 

De nada adianta você arrumar o espaço uma vez – e no dia a dia – não mantê-lo organizado, pois em pouco tempo ele se tornará um caos novamente. Por isso é importante que você tente mantê-lo organizado de acordo com a sua rotina, quando fazer a limpeza do apartamento, por exemplo, organize também sua área de serviço. 

 

Como já citamos acima, esse ambiente merece uma atenção especial, principalmente se você quer manter o local organizado e funcional, tornando seu dia a dia mais prático e eficiente. Uma boa dica é manter as bancadas sempre livres.

 

Bateu até vontade de reorganizar sua área de serviço, não é mesmo? Dar uma repaginada em um dos cômodos do apartamento, deixa tudo com um ar mais promissor e alegre, então mãos à obra! Se você gostou deste conteúdo, confira muitos outros em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy