Coworking em condomínio: veja as vantagens

O coworking em condomínio (ou cotrabalho, no português) tem se tornado um espaço cada vez mais utilizado pelos condôminos, em virtude da popularização do regime de home office adotado pela vasta maioria das empresas com o advento da pandemia.

E não é para menos, muitos levantamentos apontam que essas empresas — em especial as grandes corporações — planejam manter o home office no período pós-pandemia

E a mesma postura é observada nos trabalhadores. Afinal, o trabalho em casa oferece um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com pouquíssima necessidade de conciliação entre ambas, assim aumentando a qualidade de vida do trabalhador.

Entretanto, as condições de trabalho em home office variam, e muitos contribuintes não contam com uma infraestrutura adequada para exercer seu ofício em casa, o que acaba tornando os espaços de coworking em condomínio muito mais atrativos.

Pensando nessa conjuntura, nós da ALZ Construtora elaboramos o texto a seguir para apresentar algumas vantagens que o coworking em condomínio pode oferecer para os condôminos que trabalham em casa.

Boa leitura e um excelente trabalho!

 

O que é coworking?

O coworking (ou cotrabalho, no português) é uma prática de compartilhamento de um espaço de uso conjunto dedicado ao trabalho. Em outras palavras, um grupo de trabalhadores faz uso de uma espécie de “escritório coletivo” para desempenhar suas tarefas e ofícios.

Esse ambiente pode estar localizado tanto dentro de áreas residenciais como comerciais, em espaços dedicados especificamente ao coworking, direcionado àqueles que não dispõem de um espaço de coworking no condomínio.

Assim, é um ambiente quieto, organizado e produtivo, construído para acomodar trabalhadores e trabalhadoras que precisam de um ambiente como esse para trabalhar da melhor forma possível.

 

4 vantagens de aderir ao coworking em condomínio

 

 

1. Trabalho perto de casa

 

Pode parecer óbvio, mas a presença de um espaço de coworking no condomínio significa que, muitas vezes, a jornada para o trabalho e a volta para casa se resumem a pegar o elevador, o que naturalmente é uma grande economia de tempo para o trabalhador.

E claro, esses ambientes de trabalho compartilhados oferecem silêncio, tranquilidade e foco, que são componentes vitais para a atuação de qualquer profissional. 

E esse ponto se torna ainda mais atrativo para as pessoas que não dispõem de um ambiente doméstico propício para o trabalho, já que o coworking no condomínio oferece uma alternativa viável para esta realidade, sem as distrações e empecilhos da rotina caseira. 

 

2. Infraestrutura para o trabalho

 

Como mencionado anteriormente, a realidade de muitas pessoas que passam a trabalhar em casa é a de falta de uma estrutura que acomode as práticas do seu ofício. 

Afinal, não são todos os trabalhadores que têm um computador, uma mesa específica para o trabalho, ou sequer um ambiente propício para desempenhar suas funções.

Assim, se essa for uma situação similar àquela enfrentada por você, um ambiente de coworking pode ser a solução ideal para que você possa continuar trabalhando em home office, sem precisar sair do seu condomínio.

Algumas das vantagens infraestruturais do coworking em condomínio são:

  • Rede Wi-Fi de alta velocidade;
  • Ambiente climatizado;
  • Mesas e cadeiras ergonômicas, em geral de altíssima qualidade;
  • Estantes com livros que podem lhe ajudar com o trabalho.

 

3. Economia para o contribuinte e para o empregador

 

Um dos principais argumentos dados pelos empregadores como motivo para a não adoção do regime home office é a perda de produtividade e aumento de gastos, com a necessidade da empresa oferecer recursos e materiais de escritório para o contribuinte que for trabalhar remotamente.

E mesmo com essa verba sendo repassada, o gasto do contribuinte ainda pode aumentar, já que terá de investir em uma cadeira mais confortável para evitar problemas de saúde, comprar um computador para trabalhar, adquirir materiais adicionais dependendo do seu ofício… Enfim, o gasto pode vir a aumentar para todos.

Mas, com o uso de espaços de coworking em condomínio, a maioria desses gastos são neutralizados, já que esses ambientes contam com praticamente tudo que um trabalhador remoto irá precisar na sua rotina de trabalho.

Dessa forma, todos saem ganhando na economia.

E nada mais justo do que o condômino fazer uso de uma área mantida, em parte, pela sua taxa de condomínio, não é mesmo?

 

4. Networking

 

Pode parecer estranho, mas uma das vantagens de espaços de coworking em condomínios é a possibilidade de networking entre os condôminos que fazem uso do espaço. Afinal, o próprio nome evoca a cooperação entre os trabalhadores. 

E essa prática é mais enriquecedora ainda no ambiente residencial, pois incentiva o estabelecimento de laços profissionais e a criação de um senso de vizinhança.

 

Se interessou pelas vantagens de frequentar espaços de coworking em condomínio, mas o seu residencial não conta com uma área dessas? Bem, então te apresentamos o mais novo residencial da ALZ Construtora: o Garden Club Residence, o mais completo condomínio da Grande Florianópolis, que conta com um espaço moderno de coworking entre seus muitos atrativos! Ansiamos pelo seu contato!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL