Skip to content

Tendências do mercado imobiliário de Florianópolis para 2022

  • by
tendências do mercado imobiliário

Embora a grande maioria dos setores do mercado tenham sofrido muito com a conjuntura sanitária do vírus COVID-19 e com a recessão econômica, as tendências do mercado imobiliário mantiveram-se positivas durante o ano de 2021— e espera-se o mesmo para 2022.

O mercado imobiliário viu um crescimento substancial, cerca de 12% só em 2021, com o principal fator para tal crescimento sendo a baixa na taxa de juros básica na economia brasileira — a Selic

Com esta baixa histórica na taxa de juros, os financiamentos imobiliários atingiram valores muito mais interessantes para a maioria das pessoas. 

Tanto para aqueles que desejavam adquirir um imóvel, quanto para os que buscavam o mercado imobiliário como uma alternativa de investimento — já que foi um dos poucos mercados que cresceu em meio à recessão econômica.

E as projeções para o próximo ano fiscal? Como ficam? Quais as reais tendências do mercado imobiliário para 2022? 

Se quiser conferir as respostas para essas perguntas, acompanhe o texto a seguir, no qual nós, da ALZ Construtora, fazemos uma análise completa de mercado e damos dicas para organizar suas finanças para investir no ano que vem. Acompanhe com a gente!

Boa leitura!

Tendências gerais do mercado imobiliário para 2022

Vantagens para os compradores

Como já mencionamos acima, um dos principais fatores que nos permitem apontar para um crescimento ainda maior do mercado em 2022 é a baixa taxa de juros estabelecida pela Selic, a qual facilita que a maioria das instituições financeiras possam flexibilizar os valores de financiamento imobiliário. 

Outra tendência interessante é a aproximação cada vez maior entre o mercado imobiliário e as tecnologias, em particular a que possibilitam uma maior agilidade de contato entre clientes e corretores, efetivamente reduzindo os processos burocráticos e reduzindo custos operacionais para as corretoras imobiliárias e até mesmo as construtoras.

Vantagens para os investidores

Já para os investidores, é importante que fiquem de olho em uma prática que vem ganhando muito protagonismo nos últimos anos: os projetos imobiliários que investem na sustentabilidade, utilizando materiais e energias sustentáveis — seja na etapa de construção quanto para a própria operação dos condomínios.

E por mais que seja, de fato, um desenvolvimento recente no mercado, as técnicas sustentáveis foram amplamente abraçadas pela construção civil, o que permite uma maior disponibilidade de mão de obra especializada, abundância de matéria prima e agilidade no cumprimento de etapas.

Tendências para projetos imobiliários

Como todos podemos atestar, houve uma profunda mudança de paradigma nas rotinas dos brasileiros. Nossos hábitos tiveram de ser adaptados a uma nova e desconhecida conjuntura socioeconômica, o que implicou na adaptação das nossas próprias estruturas comerciais, residenciais e institucionais às nossas próprias.

E no mercado de construção civil, temos um expressivo reflexo desse processo. A infraestrutura de trabalho e lazer passaram a ser uma exigência para as áreas residenciais, de forma a acomodar os moradores que tiveram de adotar o regime de home office (trabalho em casa), passando então a maioria do seu dia em casa.

Como resultado, houve um crescimento expressivo na busca por condomínios residenciais que contem com apartamentos com cômodos extras para serem usados de escritório, ou com espaços dedicados ao coworking.

Tendências do mercado imobiliário de Florianópolis

Em 2021, as tendências do mercado imobiliário de Florianópolis se concretizaram, com a valorização mantendo-se próxima ao nível de crescimento do CUB (Custo Unitário Básico), ou seja, o valor de insumos da construção civil permaneceram razoavelmente nivelados com a valorização imobiliária.

Assim, a expectativa é que essa rentabilidade do mercado imobiliário de Florianópolis seja mantida no ano de 2022, especialmente levando em consideração o fato de que a arrecadação do mercado imobiliário local foi superior a de grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Naturalmente, a demanda continua alta na região da Grande Florianópolis, tanto para a população nativa que ainda não adquiriu um imóvel próprio — em grande parte por falta de oferta —, quanto para habitantes de outras regiões que buscam um imóvel na Ilha da Magia.  

Portanto, o crescimento do mercado deixa de ser mera previsão, e torna-se uma certeza, já que será necessário atender a demanda gigante por moradias na capital.

E com esse panorama otimista para a aquisição de imóveis, porque não direcionar a sua busca para os empreendimentos da ALZ Construtora? Assim como o mercado imobiliário local, nossos projetos têm sido um sucesso absoluto, em particular o nosso mais novo lançamento: o Torre di Mosto

Dessa forma, se estiver no mercado procurando pelo imóvel ideal para você e sua família, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de corretores! Aguardamos o seu contato!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy