Skip to content

Comprar ou alugar: qual a melhor opção?

  • by
comprar ou alugar

Afinal, o que vale mais a pena: comprar ou alugar? Talvez essa seja uma das perguntas mais frequentes quando o assunto é imóvel. Para chegarmos em uma conclusão, é importante pensar nas variáveis dos dois casos. Assim, conseguimos olhar as possibilidades mais a fundo.

Nas duas opções, seja para comprar ou alugar, a organização e o planejamento são fundamentais. Pois é preciso levar em conta a parte financeira, os planos de vida, carreira, entre outros. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Entenda as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar

Quando vale  a pena alugar?

Existem alguns momentos que essa pode ser uma prática vantajosa. Como por exemplo, quando ainda não temos nem mesmo parte do valor de entrada para o financiamento, quando a mudança é temporária ou quando há planos de sair do país ou estado.

Outro fator que costuma influenciar são os planos incertos em relação a ter ou não filhos. Isso porque, quando pensamos em configurar uma nova família, queremos estabilidade, espaço adequado, vantagens no condomínio, entre outros. 

Argumentos para defender o aluguel como opção:

  • Liberdade para se mudar quando quiser
  • Menos gastos com manutenção

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando vale a pena comprar?

É muito provável que você já tenha ouvido algum familiar falando da importância de ter a casa própria. Embora alguns questionem essa visão, é fato que a aquisição de um imóvel traz vantagens importantes que o alugado não é capaz de proporcionar. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Segurança e estabilidade

Quem vive de aluguel sabe bem que não depender de contratos de locação pode ser um grande alívio. Pois muitas vezes, essa atividade pode trazer uma grande dor de cabeça. Especialmente pelo fato do imóvel não ser seu e isso, de alguma forma, interferir na sua individualidade.

Afinal, quando o imóvel é seu, você decide o quê, quando e como fazer. A estabilidade e garantia do futuro da família é realmente um dos grandes benefícios. Um lugar onde possa fincar as suas raízes, guardar boas lembranças e chamar de lar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Patrimônio pessoal

Quando estamos sempre nos mudando, não é possível deixar o lugar com 100% a nossa cara. Investimos em móveis ou itens de decoração que trazem a nossa personalidade ao ambiente, mas nem sempre existem elementos nele que podem ser modificados. 

E investir em pequenas reformas nem sempre é a melhor opção, porque pode ser que após um ano você nem esteja mais morando no mesmo lugar. Com o patrimônio pessoal você tem a possibilidade de fazer alterações maiores. 

Além disso, a melhor parte é que o seu dinheiro usado para consertos e reformas se transforma em investimento, visto que com as modificações feitas, o seu imóvel já estará mais valorizado. 

Ou seja, com a casa própria você vai fazer reformas sem sentir que está perdendo dinheiro, pois é um investimento para a sua vida.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Investimento seguro

Esse tipo de investimento é considerado seguro porque nele existe previsibilidade. De maneira geral, o imóvel é considerado uma garantia de reserva financeira e de legado para a família. 

Quando falamos de investimento, falamos de um dinheiro que vai voltar para você. A aquisição do imóvel é interessante justamente porque sempre vai valer mais do que aquilo que você aplicou no passado. 

A longo prazo, será possível observar essa lucratividade com a certeza de que independente de qualquer imprevisto, há um lugar esperando por você. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Opção viável

Com o financiamento imobiliário fica mais fácil garantir o seu imóvel de maneira saudável, sem comprometer a sua renda mensal. Antes mesmo de assinar qualquer papel, saberá quais são as condições de entrada, prazo e juros da primeira à última parcela.

Para isso, basta encontrar a modalidade de financiamento que seja mais interessante para você e sua família. A Casa Verde e Amarela, por exemplo, é uma ótima opção, pois além de acessível, as condições de juros são diferenciadas.

Agora que compreendeu melhor as nuances sobre comprar ou alugar, vai poder fazer a sua escolha de maneira assertiva e garantida. 

Como você pôde perceber, é fundamental avaliar o momento da vida que está vivendo para entender qual escolha se adequa melhor a sua necessidade hoje. É claro, sem esquecer do amanhã, não é mesmo?

Conheça os empreendimentos da ALZ através do nosso site, veja mais sobre os nossos benefícios e caso surja alguma dúvida, não hesite em nos contatar através deste link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy