Skip to content

Queda da Taxa Selic: sua oportunidade de adquirir um imóvel

  • by

No último mês de setembro testemunhamos uma queda da Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia) de proporções históricas, baixando de 5,5% para 5% ao ano. A redução pode parecer pouca, mas ela significa muito, principalmente para você que está à procura da compra de um imóvel.

A baixa anunciada pelo Banco Central significa novas facilidades de crédito e redução dos juros do crédito imobiliário e taxas de administração. Para se ter uma ideia, na aquisição de um imóvel, em relação a 2018, a Taxa Selic reduziu de 12% para 8,8% em 2019. Tudo isso significa o reaquecimento da economia e crescimento de um dos setores mais promissores do país, o mercado imobiliário. 

Para que você entenda como a queda da Taxa Selic pode ser a oportunidade que você estava esperando para comprar um imóvel, nós da ALZ Construtora preparamos esse texto. Confira as principais vantagens com a queda!

 

O que é Taxa Selic?

Antes de falarmos como a baixa da Taxa Selic oportuniza você a adquirir um imóvel, é necessário explicar do que se trata o processo. Pois bem, Selic é o sistema eletrônico conhecido por ser a taxa básica de juros da economia brasileira. 

É onde os títulos do Tesouro Nacional são vendidos e negociados. Porém, somente o Banco Central e demais instituições financeiras podem fazer parte da negociação. Por isso, o valor da Taxa Selic é determinado em reunião pelo Comitê de Política Monetária (Copom). 

 

Principais vantagens da Taxa Selic para compra do imóvel

 

Redução dos juros

Um dos principais impactos da Taxa Selic para o investimento imobiliário é a redução de juros em diversas linhas de crédito. 

Afinal, para compra da casa própria, os financiamentos são as opções mais utilizadas pela população, pois tornam possível distribuir o pagamento em várias vezes e ao longo dos anos. 

Portanto, com a redução de juros para crédito de imóvel caindo de 1,24% para 0,99% ao mês, essa é uma boa oportunidade para você sair do aluguel e realizar a compra da casa própria. 

 

Oportunidade de investimento

Se você já possui um imóvel, porém está com aquele dinheiro guardado e não sabe onde empregar, a queda da Taxa Selic é uma boa oportunidade para investir na compra de um apartamento. 

O mercado imobiliário está em ascensão, mesmo depois da crise dos últimos anos. Portanto, investir com a Taxa Selic em baixa pode significar uma renda extra se você alugar o imóvel futuramente. 

Os imóveis da ALZ, por exemplo, são do plano “Minha Casa Minha Vida”, uma das  menores taxas do mercado, que variam entre 5,5% e 6,5% ao ano. Outro motivo para investir num apartamento e dar “adeus” ao aluguel.  

 

Mais oportunidade de negociação

A Taxa Selic em baixa significa também uma maior oportunidade para negociação do financiamento imobiliário. As linhas de créditos bancários, principalmente, estão mais fáceis de serem contratadas. 

Isso quer dizer que os valores dos juros e outros atributos relacionados à taxa também estão em baixa, garantindo assim formas de pagamento mais simples e valores menores para as parcelas do financiamento. 

 

Dica importante: mesmo com a queda da Taxa Selic é fundamental realizar uma simulação do financiamento, para que você não tenha prejuízos com algum imprevisto ou comprometimento de boa parte da sua renda com o valor do imóvel. 

 

Agora que você já sabe como a Taxa Selic pode ajudar a comprar seu imóvel, que tal conhecer os empreendimentos da ALZ Construtora? Entre no nosso site e confira alguns deles!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy