Skip to content

Quais são as etapas de uma obra antes da entrega das chaves?

  • by

Pegar as chaves do apartamento novo é uma emoção sem tamanho, um momento único! Ver tudo ali prontinho, bem estruturado e planejado do jeito que você sempre sonhou. No entanto, antes de chegar nessa etapa, o projeto de construção do empreendimento teve que passar por vários outros processos, e é interessante que você conheça cada um deles. É exatamente sobre este assunto que nosso texto de hoje trata. Continue a leitura e confira quais são as etapas de uma obra. 

 

Quais são as etapas de uma obra antes da entrega das chaves?

 

Muitas pessoas costumam se interessar pelos processos de construção do seu imóvel, mas outras não fazem ideia de todas as etapas que o projeto passou para enfim ser finalizado e entregue. Essa curiosidade é um pouco maior nos casos em que a compra do imóvel é na planta, já que é possível acompanhar mais de perto todas as etapas da obra. 

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre as etapas de uma obra da construção civil!

 

 

  • Planejamento 

 

Essa é sem dúvida a primeira parte de qualquer projeto: o planejamento. Ela é a responsável pelo suporte para que todas as outras etapas de uma obra sejam realizadas com maior segurança e eficiência. O planejamento evita retrabalhos, poupa recursos, tempo e dinheiro.

É nessa etapa em que serão criados os objetivos da construção, quais serão os processos necessários para colocá-la em prática, qual o prazo médio para finalização, quais são os possíveis imprevistos e como eles podem ser resolvidos. 

Por isso, o planejamento deve ser feito a curto, médio e longo prazo. Além disso, ele precisa ser elaborado pelos profissionais de cada segmento da obra, como, por exemplo: projeto arquitetônico, projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas e de telefonia. 

 

 

  • Cronograma

 

Com o planejamento em mãos, a próxima etapa é criar um cronograma onde serão estipulados o controle financeiro de gastos, as compras necessárias, os custos com mão-de-obra e a gestão da equipe. 

O cronograma precisa ser atualizado até o fim da obra. É fundamental fazer uma análise e listar todas as atividades que serão executadas no decorrer da construção, para então poder organizar os estágios do projeto em diferentes categorias.

 

 

  • Logística

 

Com as etapas de uma obra finalizadas, é hora de colocar a mão na massa e iniciar a parte de logística da construção. Que é quando são colocadas em prática a execução do empreendimento, dando início ao transporte dos materiais para dentro da obra. 

Para isso, o terreno precisa ser fechado para garantir a segurança dos equipamentos, maquinários, materiais e ferramentas – local onde não é permitida a entrada de pessoas não autorizadas. O terreno também necessita ser limpo para que haja a montagem do canteiro de obra, bem como a terraplanagem para dar início à construção.

 

 

  • Etapas de uma obra e sua execução 

 

 

Fundação

A fundação de uma obra serve como seu alicerce, a base para sustentar a estrutura. A composição da fundação depende do tipo de solo, da construção e do terreno.

 

Estruturas

As estruturas são responsáveis por sustentar a construção. São as vigas, sapatas, pilares, lajes e cintamentos. Por esse motivo, é indispensável a escolha de materiais de qualidade para garantir a perfeita execução das próxima etapas da obra.

 

Alvenaria

Essa etapa é onde são levantadas as paredes, montando os desenhos dos cômodos do empreendimento. A alvenaria, nesse caso, pode ser estrutural ou convencional. Para começar a subir as paredes, esticam-se linhas de marcação e monta-se a primeira fiada, após subir as fiadas das extremidades é preciso verificar se estas estão alinhadas. 

 

Cobertura

A cobertura é responsável por proteger a construção de ventos, chuvas, sol e outros agentes de deterioração. Existem coberturas de vidro, pedras mineiras, madeira e concreto. O mais utilizado e conhecido é o telhado revestido com telhas que podem ser de cerâmica, fibrocimento, concreto ou chapa galvanizada. 

 

Acabamentos

Os acabamentos são a parte final das etapas de uma obra. É a responsável por deixá-la habitável e confortável para os futuros moradores. Dentre os processos desta fase estão o assentamento e revestimento de pisos, paredes e forros, passagem de fiação e instalações elétricas, hidráulicas, de gás, telefonia, colocação de esquadrias e vidros, acabamentos de marcenaria, pinturas e muito mais. 

 

Lembrando que todas as etapas de uma obra devem ser vistoriadas, além disso precisam estar de acordo com as normas de segurança. Agora que você já conhece as etapas de uma obra, siga as redes sociais da ALZ Construtora:  Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades do ramo da construção civil e imobiliário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy