Descubra para que serve a vistoria do imóvel

Que a compra de um imóvel é para muitos a realização de um sonho nós já sabemos, mas ao adquirir um apartamento é importante ter atenção em alguns pontos, principalmente durante a vistoria. A vistoria do imóvel é fundamental para garantir que você proprietário não tenha prejuízos mais tarde. 

A vistoria do imóvel serve para verificar quais as condições da propriedade antes mesmo do proprietário receber as chaves da nova casa. Para isso são analisados todos os pontos do apartamento, desde o acabamento até a parte elétrica. A vistoria é feita pela construtora ou algum profissional responsável (arquiteto ou engenheiro) e o proprietário. 

Para que você entenda melhor como funciona a vistoria do imóvel nós da ALZ Construtora preparamos esse texto. Aqui vamos explicar a importância desse processo na compra da sua casa própria e como ele é realizado. Confira! 

 

Qual a importância da vistoria do imóvel?

A vistoria é o momento ideal para apontar tudo aquilo que não está de acordo com o que foi estipulado na compra do apartamento com a construtora. Por isso que o procedimento é realizado junto a empresa responsável pela construção do empreendimento. 

Portanto, é durante a vistoria do imóvel que todos os dados sobre acabamento, parte hidráulica, elétrica e outros itens que não estejam de acordo precisam ser apresentados pelo proprietário. 

Somente assim é possível que a construtora faça os reparos necessários antes da mudança para o imóvel. E claro, evita prejuízos mais tarde com  reformas. 

 

4 itens a serem checados na vistoria do imóvel

 

1. Portas e janelas

As portas e janelas são os principais itens a serem checados na vistoria do imóvel. É preciso verificar se elas estão abrindo corretamente, não apresentam ruídos ou empeno. Se não há também folga nas dobradiças, as fechaduras estão funcionando e se os vidros não contam com manchas ou riscos. 

 

2. Paredes e tetos

Com as paredes e tetos não é diferente, é essencial observar defeitos na pintura, reboco, principalmente de gesso, se não há trincas ou ondulações, além de outros detalhes do acabamento durante a vistoria. 

 

3. Piso

O piso também merece atenção durante a vistoria do imóvel, portanto verifique se eles não contam com rachaduras, riscos ou manchas e os rejuntes cobrem todas as frestas. 

 

4. Instalações hidráulicas

Na vistoria as instalações hidráulicas não podem deixar de ser analisadas. Funcionamento de torneiras e a ausência de vazamentos ou entupimentos são pontos que precisam ser observados no processo.

 

Dica importante: Para que todos os detalhes sejam observados com atenção o indicado é dedicar pelo menos 1 hora para a tarefa; a vistoria não pode ser feita com pressa. Além disso, ela deve ser realizada durante o dia, pois facilita que você detecte algum eventual defeito no imóvel.

 

 

Agora que você já sabe para que serve a vistoria, que tal conhecer os empreendimentos da ALZ Construtora e fazer a compra do seu apartamento? Siga nosso Facebook e Instagram e confira mais informações sobre nossos lançamentos.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL