Skip to content

Entenda quais são os custos de um apartamento

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Realizar o sonho do imóvel próprio é um dos maiores objetivos de grande parte da população. E para alcançar esse propósito, muitas estratégias precisam ser definidas – principalmente as financeiras. Porém, o que muitos não sabem, é que essas estratégias devem continuar após a compra do imóvel, afinal é a partir disso que começa uma nova etapa: os custos de um apartamento. 

E é exatamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje: quais são os custos de um apartamento, quais os são os seus gastos mensais e sazonais e a importância de manter a organização na vida financeira para não fazer dívidas com o imóvel.  

 

Qual a importância em manter a vida financeira organizada?

Não tem nada pior do que chegar no final do mês e ser pego de surpresa com aquela pilha de boletos para pagar, não é mesmo? A sensação de desespero não perdoa e, muitas vezes, a pessoa acaba se sentindo perdida e desorientada, procurando uma solução. Por isso, antes que as contas se tornem uma bola de neve, procure organizar todas elas. 

Sabemos que para adquirir um imóvel é preciso de uma preparação com antecedência, tanto na parte burocrática dos processos de compra quanto na parte financeira – negociação com o banco e financeiras. O interessante seria que, durante essa compra de imóvel, você já consiga encontrar uma linha de organização financeira para seguir. 

Afinal de contas, depois de comprar um apartamento, ainda tem muitos gastos pela frente e, na maioria dos casos, é preciso reformar, adaptar e personalizar alguma parte do imóvel. Tem os gastos com móveis, eletrodomésticos, mobília em geral, além dos custos com contratações de serviços. 

Por isso, manter a vida financeira organizada vai fazer com que você saiba qual é o seu real orçamento, quais são suas prioridades e as estratégias que vai utilizar para resolver todas essas questões da melhor forma possível, e ainda arcar com todos os custos de um apartamento. 

 

E quais são os custos de um apartamento? 

Grande parte das pessoas quando decidem morar sozinhas ou com a família, no primeiro mês já tomam um choque de realidade com os custos de um apartamento. De modo geral, manter uma imóvel é uma tarefa que demanda bastante responsabilidade e organização para dar conta de tudo, sem perder o controle. 

Vamos entender um pouco mais sobre esses custos:

 

  • Condomínio e rateios 

Se a sua opção de compra de imóvel for um apartamento, provavelmente você terá nas suas contas mensais, o boleto do condomínio. A taxa do condomínio é um valor arrecadado dos moradores do prédio todo o mês. E é ela que custeia os principais serviços do dia a dia do condomínio (água, manutenções das áreas comuns do prédio e pagamento de funcionários).

Essas despesas do condomínio são divididas entre extraordinárias (são as despesas imprevisíveis) e ordinárias (são as despesas comuns do edifício). A divisão dessas despesas é feita entre os moradores e nos casos de custos extraordinários, é feito um rateio – divisão proporcional para todos os envolvidos.

 

  • Água, luz e gás 

Essas com certeza são as contas básicas e que comprometem sim uma parte significativa do seu orçamento mensal. Geralmente, a conta de água vem já rateada entre os moradores, diferente do gás e da luz que cada apartamento tem sua medida de forma unitária, ou seja, cada um paga pelo seu consumo. 

 

  • IPTU

Esse é mais um dos custos de um apartamento que não dá pra fugir: o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Ele é cobrado todo começo de ano. Esse valor varia de cidade para cidade, por isso é recomendado que você se informe desse gasto antes mesmo da compra do imóvel para não ter uma surpresinha indesejada na hora de pagar. 

 

  • Contratação de serviços 

A parte de lazer também deve estar inclusa na sua lista de custos de um apartamento, já que são itens que já fazem parte da nossa rotina, como, por exemplo: rede de internet fixa, plano de celular, assinatura de TV a cabo e assinatura de streamings. 

 

Esses são alguns dos custos de um apartamento. Se você ainda está no processo de busca de um imóvel para morar, agora já conhece os principais custos mensais do seu futuro imóvel. Gostou das dicas? A ALZ Construtora tem muitos outros conteúdos como este em nossas redes sociais, e para acompanhar siga-nos agora mesmo no Facebook e Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy