Skip to content

Compra de imóveis: principais mudanças devido à pandemia

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas em vários segmentos do mercado brasileiro, e com o setor imobiliário não seria diferente. Por isso que hoje vamos abordar neste conteúdo o que mudou no processo de compra de imóveis e se essas modificações irão permanecer e se tornar uma tendência no pós pandemia. 

 

Quais são as mudanças na compra de imóveis devido ao Covid-19? 

 

Mudanças na forma de trabalhar, na maneira de interagir, de vender, enfim.. com a quarentena, profissionais de todas as áreas precisaram se adaptar às novas condições. Foi preciso encontrar uma forma de dar continuidade aos trabalhos e reavaliar as necessidades dos clientes. E, com isso, o processo de compra de imóveis passou e ainda passa por várias modificações, que vamos avaliar a seguir!

 

1. A importância da casa própria

 

Mesmo com a crise no setor financeiro, a pandemia do novo coronavírus voltou a fortalecer uma ideia que vinha perdendo força ao longo dos anos: a importância da casa própria. Esse era um pensamento que aos poucos estava deixando de ser prioridade na vida dos brasileiros, já que devido a crise que atingiu o país nos últimos anos, muitas pessoas estavam preferindo investir o dinheiro em outras áreas e viver de aluguel. 

 

Porém, com as circunstâncias da pandemia, o isolamento social e a necessidade de passar mais tempo em casa, a ideia acabou vindo à tona novamente e a importância em ter um apartamento próprio foi reavaliada por muitas pessoas. Ter um lar para chamar de seu, com a sua cara, que atenda às suas necessidades, que lhe proporcione segurança e conforto – volta a ser uma das prioridades na lista de grande parte da população.

 

2. Imóveis personalizados

 

Outro ponto que foi fortemente aquecido é a ideia de ter um imóvel personalizado, ou seja, que atenda às necessidades de toda a família. Justamente pelo fato de estar mais dias em casa do que na rua realizando as atividades diárias, as pessoas encontraram novas ocupações dentro de suas residências, como, por exemplo, ter um ambiente integrado, um espaço adequado para praticar a modalidade de home office, um lugar para as crianças estudarem, ou um lugar que permita o contato com a natureza.

 

Essas foram algumas das novas mudanças que surgiram com o efeito da pandemia e que provavelmente vão permanecer nas exigências da população na hora da compra de imóveis. 

 

3. Tecnologia como aliada de vendas

 

Vender um imóvel pela internet pode parecer um processo custoso, mas porque não utilizar a tecnologia e a internet a favor do processo de compra de imóveis? Essa é uma técnica que tem grandes chances de se tornar uma tendência mesmo no pós pandemia, por apresentar maior praticidade e agilidade na comunicação com o clientes e facilitar todo o processo de compra. 

 

Antes da pandemia, a tecnologia já fazia parte da negociação, mas em uma pequena porcentagem de aproximadamente 50%. Hoje, por exemplo, esse número passou para mais de 80%. Essa mudança traz grandes benefícios tanto para o comprador como para o vendedor, pois o processo de compra de imóveis se torna mais prático e até menos burocrático do que de costume.

 

4. Menor burocracia no processo de compra de imóveis

 

E por falar em burocracia, essa é uma das mudanças que já deveria ter sido colocada em prática antes, entretanto, com a pandemia, ela recebeu um empurrãozinho. Com a necessidade do distanciamento social, grande parte do processo da compra de imóveis que anteriormente era realizada somente de forma presencial, precisou se modernizar e agora pode ser resolvido digitalmente – o que torna o processo menos burocrático.

 

Antes da pandemia, por exemplo, as assinaturas só poderiam ser coletadas presencialmente. Atualmente, já existe a possibilidade de realizar o processo de assinatura de documentos digitalmente. Essa prática tornou a compra de imóveis e o fechamento do contrato mais ágil. 

 

Essas foram algumas das mudanças mais notadas por especialistas do ramo imobiliário, e particularmente são alternativas que só agregam valor no processo da compra de imóveis. E por esse motivo devem continuar crescendo e progredindo no pós pandemia. 

 

Agora que você já sabe o que mudou no processo da compra de imóveis, é hora de você colocar essas dicas em prática e escolher o seu apartamento! Conte com a ajuda de quem entende do assunto: a ALZ Construtora tem empreendimentos de alta qualidade que vão te surpreender. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy