Skip to content

Como montar um canto de estudos para as crianças no apartamento?

  • by

Se tem uma parte do apartamento que precisou de atenção durante esse período de pandemia, sem dúvidas foi o canto de estudos. Afinal, os adultos necessitaram de um espaço para realizar as atividades em casa, mas, em especial, os pequenos, isso foi ainda mais que uma utilidade, foi um estímulo. Por isso, no texto de hoje, separamos algumas dicas de como montar um canto de estudos para as crianças dentro do lar. Confira!   

 

Por que é importante ter um canto de estudos?

 

Com a pandemia do coronavírus acabamos criando novas rotinas. E devido às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos passando mais tempo em casa, realizando tarefas que antes eram feitas em outros locais e que agora precisaram ser adaptadas para os nossos lares. 

 

E diante desta mudança de rotina e de cenário, começamos a identificar a necessidade de criar novos espaços dentro do imóvel, para que fique mais fácil e prático colocar as atividades do dia a dia em desenvolvimento. Dentre essas tarefas temos o ensino escolar das crianças. 

 

Como bem sabemos, a escola tem todo preparo para receber os alunos, profissionais especializados, materiais de auxílio ao aprendizado, uma estrutura física planejada para o ensino. Mas.. e quando o ensino, de um dia para o outro, passa de dentro das salas de aula para a tela do computador?

 

Principais desafios do ensino remoto para as crianças 

 

Esse é um dos grandes desafios que os pais estão enfrentando como consequência da pandemia. As aulas online têm uma grande importância para manter o ritmo de estudos dos alunos e para reduzir as consequências desse tempo ocioso. No entanto, para que esse processo possa apresentar bons resultados, os pais devem se envolver mais ainda no momento de estudos das crianças

 

As crianças tendem a perder o foco e a atenção muito fácil, por isso é tão importante ter um espaço adequado, para que incentivá-las a prestar atenção e se concentrar naquela atividade em específico. 

 

Diferente da sala de aula, em casa as distrações são muito maiores: televisão, celular, tablet, brinquedos, animal de estimação – qualquer motivo pode ser uma oportunidade para se desconcentrar. 

 

Estudos apontam que o local onde estamos, o ambiente onde realizamos nossas atividades, interferem diretamente em nossa produtividade. E com os pequenos isso não é diferente. Por isso, montar um canto de estudos no apartamento pode ser uma atividade divertida, em que a maior exigência será sua criatividade. 

 

Dicas para montar um canto de estudos para as crianças

 

  • Separe um local adequado 

 

O primeiro passo para montar um canto de estudos dentro do apartamento, é definindo onde será esse local. É interessante que ele seja fixo, assim a criança cria o hábito de que quando está nesse espaço, é o momento de estudar. 

 

E além do mais, nesse ambiente devem ficar todos os materiais necessários para o estudo, como, por exemplo: cadernos, livros, lápis, caneta, materiais de papelaria e o que mais for preciso. Esse local precisa ser como uma sala de aula, dentro da própria casa. 

 

  • Use e abuse da criatividade 

 

Chame as crianças para ajudar na criação deste espaço, afinal é para uso delas. É interessante também deixar tudo ao alcance dos pequenos, para que possam ter a autonomia de pegar quando precisar, isso é um estímulo para que se tornem mais independentes. 

 

Você pode utilizar móveis e utensílios que têm no imóvel para montar o canto de estudos das crianças, a sua criatividade é que vai deixar o ambiente personalizado e dinâmico. Utilize formas, objetos e cores – aposte nos tons mais claros, que ajudam a transmitir tranquilidade e segurança para o espaço. 

 

Lembrando que o importante não é a sofisticação, mas, sim, o quanto as crianças se sentem à vontade nele. Também é interessante manter esse espaço organizado, limpo e confortável. 

 

Para organizar, aposte nas gavetas com divisórias, porta-trecos, organizadores de parede, de mesa e até de chão. Os próprios utensílios da casa podem virar um “organizar”, como copos, canecas, baldes e caixas.

 

Agora que ficou mais claro a importância de ter um canto de estudos, e com todas essas dicas para montar um ambiente adequado para essa atividade no apartamento, é hora de colocar em prática. E se você gostou deste conteúdo e tem interesse em receber mais assuntos sobre os empreendimentos ALZ e construção civil, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy