Skip to content

Saiba o que é o subsídio habitacional

  • by

Provavelmente você já ouviu falar sobre o subsídio habitacional, não é mesmo? Mas se você ainda não sabe o que é e para que serve esse programa, você está no lugar certo. No texto de hoje vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre essa etapa da compra do imóvel. 

 

Tenha uma boa leitura!

 

Afinal, o que é subsídio habitacional?

 

Por muito tempo as famílias de baixa renda não tinham condições financeiras de adquirir a tão sonhada casa própria, mas ao longo dos anos, novos projetos e programas foram sendo criados pensando exatamente nessas pessoas, que de certa forma se viam incapazes de realizar esse sonho, sendo essa, uma realidade muito distante. 

 

Certamente o processo de comprar um imóvel não é uma etapa tão simples, mas com programas como o de subsídio habitacional, essas pessoas hoje têm mais opções e meios para poder realizar a compra da casa própria. 

 

O subsídio habitacional é um programa que disponibiliza um valor (liberado pelo Governo Federal) para que as famílias de baixa renda consigam financiar um apartamento ou uma casa. 

 

Esse valor serve como um desconto, podendo ser utilizado somente para a compra de um imóvel residencial, essa quantia liberada diminui o custo do financiamento, deixando assim as parcelas mensais mais baratas do que seriam em um financiamento imobiliário comum. 

 

Quais são os critérios para receber o subsídio habitacional na compra de um imóvel?

 

Para receber o subsídio habitacional na compra de um imóvel, é preciso atender alguns critérios, como, por exemplo:

 

  • Ter acima de 18 anos;
  • Ser brasileiro ou naturalizado no país;
  • Ainda não ter financiado nenhum imóvel;
  • Não ter sido atendido por nenhum outro programa habitacional até o momento; 
  • Ter a renda mensal estimada de acordo com as regras do programa; 

 

Lembrando que esse valor liberado pelo Governo Federal não precisa ser devolvido, mas para recebê-lo é preciso passar por uma análise do banco e respeitar as condições do programa. Caso seja identificada alguma fraude ao longo do processo, o valor precisará ser devolvido.  

 

Como conseguir o subsídio?

 

O primeiro passo já citado é atender aos critérios para ingressar no programa. O segundo passo é entrar em contato com o banco responsável pelo seu financiamento, que irá lhe encaminhar para realizar essa solicitação na prefeitura da sua cidade ou em alguma outra instituição organizadora. 

 

O valor do subsídio habitacional é diretamente proporcional à renda familiar. Ou seja, quanto menor for a sua renda mensal, maior será a quantia liberada de subsídio. A principal vantagem em utilizar esse programa é a redução do custo do financiamento imobiliário, as parcelas ficam mas acessíveis e baratas. 

 

Qual o valor liberado e como utilizá-lo?

 

Essa resposta é individual, já que diversos fatores são analisados para definir qual o valor que será liberado pelo subsídio habitacional. Entre esses fatores estão: a renda familiar do solicitante, as condições de pagamento, a idade, o preço do imóvel escolhido e a região em que está localizado.

 

Esse programa pode ser usado para reduzir as parcelas mensais do financiamento, deixando elas menores com o mesmo prazo ou mantendo as parcelas mensais iguais com prazo reduzido. O subsídio é válido para imóveis residenciais, sem nenhum objetivo comercial.  

 

Subsídio habitacional no programa Casa Verde e Amarela 

 

O Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, é o programa de subsídio habitacional mais conhecido do país também destinado às famílias de baixa renda. 

 

Nele, a forma de beneficiar o solicitante é de acordo com sua faixa de renda mensal. Existem três grupos diferentes, por isso a pessoa precisa se encaixar em uma delas, cada uma oferece um valor diferenciado a ser liberado pelo subsídio habitacional. 

 

O subsídio habitacional é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam sair do aluguel e estão em busca de um financiamento imobiliário que caiba no orçamento doméstico da família. 

Se você gostou deste conteúdo e quer receber outros esclarecendo dúvidas sobre o mercado imobiliário, siga as redes sociais da ALZ Construtora: Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy