Skip to content

Dicas para ganhar mais espaço no seu apartamento

  • by
dicas para ganhar mais espaço

A maioria das pessoas que buscam dicas para ganhar mais espaço em seus apartamentos encontram-se em um jogo de prioridades constante, tendo que realizar um manejo entre a decoração do seu lar e a otimização do espaço.

A combinação desses dois aspectos resulta em um lar ideal, promovendo um alto nível de conforto para os moradores. Sabemos que toda a reorganização de apartamentos tem seus limites. Afinal, não há como ganhar mais espaço expandindo a metragem do seu imóvel.

O que é possível é uma reorganização dos elementos dispostos na sua casa, ou seja, reimaginando a disposição da mobília, posição das decorações de parede, dos eletrônicos e eletrodomésticos, e muitos outros elementos que compõem um lar.

Com essas estratégias em mente, nós da ALZ Construtora preparamos o texto abaixo para te ajudar a ganhar mais espaço no seu apartamento, sem perder a sua essência e a estética aplicada na decoração. Acompanhe com a gente!

Boa leitura!

Em que categoria de apartamento vale investir na reorganização?

Algumas das técnicas mais avançadas de reorganização para ganhar mais espaço no seu apartamento requerem uma modalidade específica de moradia: o apartamento próprio

É fato que ser dono ou dona de seu próprio apartamento favorece uma maior liberdade quando o assunto é modificações no espaço, especialmente quando elas envolvem reformas diretas na estrutura original do imóvel, como abertura ou derrubada de paredes, união com um imóvel vizinho, e por aí vai.

Independente disso, as dicas a seguir serão de grande ajuda para o aproveitamento do espaço do seu apartamento, independentemente se ele é alugado ou comprado. Então confira abaixo as principais dicas para ganhar mais espaço no seu apartamento.

3 dicas para ganhar mais espaço no seu apartamento

1. Repense a iluminação do apartamento

Embora possa parecer tolice, a iluminação é um elemento essencial para a harmonia do espaço em qualquer apartamento. Uma iluminação abundante e de cor clara pode ser uma grande aliada, ao dar a ilusão de expansão do espaço doméstico, especialmente quando for combinada com móveis e paredes de cores mais claras.

É interessante dar uma atenção para o posicionamento da mobília, especialmente os móveis mais altos como racks, estantes e armários, pois esses são os principais responsáveis pelo bloqueio de luz, gerando uma sensação de “fechamento” do ambiente.

Entretanto, é vital que você se atenha a sua sensibilidade de iluminação — isto é, que cor de lâmpada seus olhos acham mais agradável, pois há uma relação entre a sensação de conforto que sentimos dependendo do tipo de iluminação do ambiente em que nos encontramos.

Então considere bem as suas opções para que a melhor decisão seja tomada para ganhar mais espaço no seu apartamento a partir da melhora na iluminação.

2. Dê uma atenção para a sua mobília

Como citamos acima, os móveis altos podem ser os principais culpados na má otimização do espaço, e este efeito se estende, claro, na ocupação do espaço físico. Nesse sentido, é interessante que se faça uma tentativa de reorientação dos móveis nos seus respectivos cômodos, verificando se há ganho de espaço ao fazê-la.

Mas mesmo que isso não seja possível, existe outra opção: substituir alguns dos móveis grandes por armários de parede e prateleiras. Esses móveis são substitutos diretos para armários e estantes de livros, mobílias essas que ocupam uma porção expressiva dos apartamentos.

Ao substituí-los por móveis de parede, um efeito de abertura do espaço é imediatamente sentido, na medida em que partes do cômodo, antes ocultas, são agora visíveis, proporcionando um senso de descoberta no morador.

Uma última alternativa que podemos dar é referente a aquisição de móveis planejados ou retráteis. No caso dos planejados, eles irão caber exatamente dentro do espaço estipulado, facilitando o planejamento da mobília no cômodo em questão. 

Já para os móveis retráteis, há uma compactação da utilidade do móvel, pois ele irá desempenhar múltiplas funções por uma fração do espaço. Bons exemplos são o sofá-cama, a cama com gavetas na parte superior, mesas de jantar de parede, ideais para apartamentos com menor metragem.

3. Dê um novo destino para as revistas e jornais

Esta dica é especial para os nossos leitores analógicos, pois dá uma solução para as infinitas pilhas de revistas e jornais que vão acumulando ao longo dos anos. Independente da idade, este é um passatempo de muitas pessoas, mas que com o passar do tempo acaba consumindo um espaço considerável nos apartamentos.

Para tanto, nossa sugestão é simples, divertida e útil: reúna a família em um final de semana para confeccionar colagens e pôsteres com recortes das revistas e jornais, pensando em como eles podem somar a decoração do apartamento — especialmente se forem enquadrados e dispostos nas paredes.

É uma solução prática, lúdica e extremamente econômica para ganhar mais espaço no seu apartamento, na mesma medida em que contribui para a beleza estética do imóvel e para o conforto da família.

Ansioso(a) para botar em prática essas dicas para ganhar mais espaço no apartamento? Então não deixe de seguir a ALZ Construtora nos nossos perfis no Facebook e Instagram, espaços onde divulgamos dicas e conteúdos de excelência como esse!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy