Já diz o ditado que o cachorro é o melhor amigo do homem. E com certeza ele reflete o diferencial que é ter um animalzinho de estimação em casa. Ter um cachorro no apartamento significa companheirismo, alegria e entretenimento para toda a família. Além disso, eles ajudam a diminuir o estresse e trazem tantos outros benefícios para a saúde dos moradores.
Entretanto, ter um cachorro no apartamento requer atenção por parte dos donos. É necessário que o pet tenha um ambiente apropriado para uma vida saudável junto a família. É nesse momento que surgem as dúvidas: meu apartamento tem espaço suficiente para o cachorro? Trabalho durante o dia, o pet ficará sozinho em casa? Quais cuidados preciso ter?
Diante dessas questões que a ALZ Construtora preparou esse texto. Vamos explicar alguns cuidados para ter com o cachorro no apartamento, como o tipo de ambiente para criá-lo e quais as raças mais indicadas para o espaço. Confira!
Principais cuidados com cachorro no apartamento
Ter um cachorro no apartamento é uma realidade que cresce cada dia mais. Apesar do espaço reduzido, já que diferente das casas, os apartamentos não contam com uma área ampla para a criação do animalzinho, nem por isso, o pet perdeu seu espaço nas famílias.
Os animais precisam de um espaço para que consigam socializar, se movimentar e brincar para evitar que eles fiquem estressados. Por esse motivo que grande parte das pessoas que moram em apartamento pensam duas vezes antes de adotar um pet. No entanto, é possível ter um cachorro no apartamento e garantir uma vida saudável para eles, como, por exemplo!
1. Leve o pet para passear
Seja um imóvel grande ou pequeno, o espaço para criar um cachorro no apartamento é reduzido. Farejar e conviver com outros pets são características dos animais e estando sempre fechados nas residências pode gerar muitos danos a eles.
Quem não teve um móvel da casa destruído pelo seu cachorro, não é mesmo? As vezes, isso é resultado do estresse e tristeza dos animais. Num ambiente menor como um apartamento isso costuma acontecer frequência.
Para que isso não ocorra com o seu pet é fundamental ter um período do dia reservado para levá-lo a passear. Se seu condomínio conta com um espaço amplo e com área específica para a diversão dos cachorros como o pet place, os cuidados serão facilitados.
Porém, se não possui, o indicado é passear com o animalzinho na rua, praça ou parques da sua cidade. A caminhada ajuda a evitar problemas de saúde e também melhora o convívio com outros animais, tornando ele menos agitado.
2. Eduque o cachorro
Ao sair da sua zona de conforto é comum que o cachorro estranhe e reaja danificando os móveis, principalmente no caso do apartamento pelo seu espaço menor. Por isso é importante educar o pet para evitar surpresas desagradáveis a você. Ensine o que pode e não ser feito dentro da residência.
Com isso a convivência do cachorro no apartamento com a família será mais saudável e com os outros moradores do condomínio também, evitando que ele fique latindo a todo momento. Nessa situação é ideal entender todas as regras do seu condomínio em relação aos animais de estimação.
Educar o pet requer tempo e dedicação, se você não conta com esse período de folga é indicado contratar um profissional especializado em adestramento. A solução deixará o cachorro mais calmo e melhorar o comportamento.
3. Destine um espaço para o pet
O pet pode passear por todos os cômodos da casa, porém é preciso que ele tenha um ambiente seu, isso ajuda ele a se sentir acolhido dentro do apartamento.
O local pode conter os seus bichinhos para brincadeira, a cama onde ele deve dormir e, além disso, o espaço indicado para que ele faça suas necessidades, como o tapete higiênico.
A sacada é outro ambiente indicado para os pets. Na ALZ Construtora, por exemplo, nossos imóveis possuem mais esse diferencial, todos contam com o espaço.
Raças indicadas para ter em apartamento
As raças menores são as mais encontradas nos apartamentos, mas é possível ter cachorros maiores também. Abaixo você pode conferir as raças mais indicadas para apartamento!
- Pug
- Poodle
- Maltês
- Yorkshire
- Labrador
- Shihtzu
- Buldogue
- Pequinês
- Lulu da Pomerânia
Agora que você já sabe quais os cuidados ter com seu cachorro no apartamento, que tal conhecer os empreendimentos da ALZ? Siga nosso Facebook e Instagram e saiba as novidades.