Skip to content

Ambiente integrado: conheça as principais vantagens e tendências

  • by

Você já ouviu falar em ambiente integrado? Essa é uma das tendências que tem ganhado força nos últimos anos nas casas e apartamentos dos brasileiros. Um dos exemplos mais conhecidos é a “cozinha americana”, em que é possível ter uma ampla visão da sala de jantar e a cozinha da residência. No entanto, outros espaços também podem ser integrados. Confira a seguir algumas dicas que a ALZ Construtora preparou para você. 

 

O que é um ambiente integrado?

Ter um ambiente integrado significa unir dois ou mais cômodos do apartamento a partir da retirada total ou parcial das paredes ou divisórias. Dessa maneira, é possível utilizar um mesmo espaço para atividades diferentes. Esse tipo de projeto permite amplitude aos locais da casa, maior conforto, praticidade, além, é claro, daquele toque de modernidade tanto para os apartamentos pequenos ou grandes. 

 

Principais vantagens do ambiente integrado para seu apartamento 

 

1. Melhor aproveitamento dos espaços 

Esse é um fator muito importante, principalmente para quem mora num apartamento em que os cômodos não são espaçosos. Ao ter um ambiente integrado, nesse caso, há um melhor aproveitamento dos locais, tornando eles mais amplos e confortáveis. Os cômodos ficam ainda melhores se optar também pelo uso de móveis multifuncionais e planejados. 

 

2. Oportunidade de melhorar o convívio familiar 

A correria do dia a dia não permite, na maioria das vezes, que o convívio familiar seja aproveitado da melhor forma possível. Conversar para saber como foi o dia de trabalho ou a escola das crianças, está cada vez mais difícil. Porém, ao investir num ambiente integrado, pode ser uma maneira de resgatar essas características. 

A integração de espaços permite mais proximidade entre a família, podendo passar mais tempo juntos enquanto estão em casa. Sem falar que para receber os amigos para um churrasco, por exemplo, é perfeito, pois é possível estar preparando o jantar e ao mesmo tempo interagindo com os convidados. 

 

3. Possibilidade de usar iluminação natural 

Outra vantagem do ambiente integrado é utilizar mais a iluminação natural. Além de deixar o espaço mais claro, essa é uma maneira também de economizar na conta de energia elétrica. Ao deixar a luz do sol entrar no local, o apartamento se torna mais aconchegante, arejado e evita possíveis problemas com mofo e umidade nas paredes e móveis, principalmente no inverno. 

 

4. Alternativa para personalizar o apartamento

Para deixar o imóvel a sua “cara”, nada melhor do que um ambiente integrado. Unir sala e cozinha, sala e varanda, enfim.. é uma maneira de trazer versatilidade ao seu apartamento, com os objetos e produtos que você sempre desejou para o local. 

 

E quais as tendências de ambiente integrado hoje? 

 

Sala de jantar com cozinha 

Com certeza essa é uma das tendências mais conhecidas, mas que ainda permanece em alta no mercado. Isso porque reunir a família e os amigos para uma boa conversa nesses ambientes é um costume dos brasileiros, porém nem sempre o imóvel oferece o espaço necessário para isso. 

Há diversas maneiras de implementar essa tendência, e unir a sala de jantar com cozinha. Uma das alternativas é usar uma bancada com bancos altos. Além disso, investir num mobiliário moderno é importante também, como os eletrodomésticos e móveis. 

 

Quarto ou sala para seu home office 

O crescimento do trabalho home office é frequente no país, principalmente neste período de pandemia em que estamos vivendo. Várias empresas estão liberando seus colaboradores para realizarem as atividades do trabalho em casa. Porém, nem sempre é possível ter um local apropriado para o serviço. Nesse caso, a alternativa é montar um ambiente integrado. 

A sala e o quarto são os preferidos. Eles ajudam a criar um espaço funcional e tranquilo para o desenvolvimento das atividades com todo conforto necessário, sem prejudicar a sua produtividade. 

 

Varanda gourmet com sala de estar 

Já pensou em transformar a sua varanda num espaço gourmet? Num ambiente integrado isso é possível. Para isso, podem ser usadas portas de correr, criando um local complementar, para receber os amigos e preparar belos jantares e almoços em família. 

É importante lembrar que, no caso dos apartamentos, antes de fazer a integração dos ambientes, em especial se precisar mexer na estrutura do imóvel, consultar as regras e normas do condomínio, para verificar se é permitido. 

 

Gostou das dicas? Para saber mais novidades como esta, siga a ALZ Construtora nas redes sociais: Facebook e Instagram.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy