Saiba como usar o saque do FGTS para a compra do seu apartamento

A compra da casa própria faz parte do sonho da maioria das pessoas. Afinal, adquirir um imóvel é sinônimo de investimento, conquista e a garantia de um futuro tranquilo e sem preocupações, especialmente com o pagamento de aluguel

E, hoje, uma das alternativas para realizar este objetivo é usar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para entrada no financiamento imobiliário ou amortizar as parcelas. Este recurso estará disponível a partir da próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, para retirada de contas ativas e inativas. 

Para tirar o valor, que esse ano tem permitido o saque máximo de R$ 500 por cada conta do trabalhador, segue-se um cronograma de pagamento, sendo os primeiros para quem possui conta na Caixa Econômica Federal. Os demais poderão retirar conforme o calendário de aniversário, a partir de outubro, para os que nasceram em janeiro e fevereiro.  

Como sabemos, nem sempre é possível ter o valor total para compra do apartamento à vista. E fazer um empréstimo no banco também nem sempre é permitido, ainda mais com a crise financeira do país nos últimos anos; muitas agências bancárias dificultam a aprovação do dinheiro para a compra. 

Agora, você pode pensar: com isso, a compra do meu apartamento está distante? A resposta é não. O empurrãozinho que faltava está no saque do FGTS. Essa receita é uma ótima opção para quem busca adquirir um imóvel na planta ou já pronto. 

 

Para explicar melhor como o saque do FGTS pode ser usado para compra do seu apartamento, a ALZ Construtora separou 3 passos para que você realize seu sonho e possa ter um imóvel para chamar de seu. Confira! 

 

O que é FGTS? 

 

Instituído pela lei trabalhista em 1966, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é o valor arrecadado durante os anos trabalhados na forma de CLT, de carteira assinada. O recurso corresponde a 8% do salário, sendo ele pago pelo empregador.  

O FGTS serve para dar um suporte ao trabalhador em caso de emergência, como por exemplo, demissão sem justa causa, rescisão de contrato, falecimento ou aposentadoria.

Nesses casos, é permitido que o dinheiro seja sacado e usado pelo trabalhador, ou, no caso de morte, pelos familiares autorizados. 

 

Afinal, quais os requisitos para compra do meu apartamento com o saque do FGTS? 

 

Vale lembrar que a opção de usar o saque do FGTS para compra de um imóvel é algo criado há poucos anos, sendo regulamentada em 1998. Para usufruir do recurso é preciso seguir algumas regras como: 

 

Trabalhador

 

  • Ter trabalhado no mínimo 3 anos de carteira assinada: para comprar um apartamento com o saque do Fundo de Garantia é necessário ter 3 anos no regime CLT, com carteira assinada. A soma desse tempo pode ser de empresas diferentes e em tempos distintos;
  • Não ter financiamento pelo SFH: também não pode possuir outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação, seja na sua cidade ou qualquer outro município brasileiro;
  • Não ser proprietário de outro imóvel: mais um requisito para a compra do apartamento com o saque do FGTS é não ser dono, usufrutuário, nem possível comprador de outro imóvel residencial na área urbana, mesmo que esteja em fase de construção ou já pronto;
  • O comprador deve ser o titular do financiamento: para empregar o saque do FGTS é preciso que o financiamento seja feito no nome do titular do recurso, a fim de que ele pague as prestações da compra do apartamento.

 

Imóvel 

 

Além disso, o apartamento para compra com o uso do saque do FGTS deve seguir esses itens:

  • Ser em área urbana;
  • Ser para fins de moradia;
  • Com valor que não ultrapasse R$ 1,5 milhão.

 

Documentos necessários para saque do FGTS na compra do apartamento

 

  • Documento oficial de identificação;
  • Extrato da conta vinculada ao FGTS;
  • Carteira de Trabalho para comprovar o tempo sob o regime do FGTS;
  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ou isenção. Para quem for casado ou em união estável apresentar a declaração de ambos.

Antes da entrega da documentação é preciso entrar em contato com o agente financeiro como bancos e companhias de crédito imobiliário para comunicar a Caixa Econômica Federal sobre a finalidade do saque. Normalmente, a liberação ocorre em até 5 dias úteis. 

 

Agora que você já sabe como comprar seu imóvel com ajuda do saque do FGTS, conheça alguns dos principais empreendimentos da ALZ Construtora e fique um passo mais próximo de seu sonho! Siga nosso Facebook e Instagram e saiba mais informações.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL