Morar sozinho: veja os passos para realizar esse sonho

Ter um lugar para chamar de seu e morar sozinho, conquistando assim a tão sonhada liberdade faz parte dos objetivos de muitas pessoas. Afinal, trilhar o próprio caminho é de fato motivo de grande orgulho.

No entanto, há quem tenha dúvidas sobre como se planejar ou ainda não saiba quais são os desafios e vantagens ao tomar essa decisão. Logo, se por acaso você está na mesma situação e alguma incerteza vem pairando sobre a sua cabeça, saiba que estamos aqui para te ajudar!

Neste artigo, vamos te deixar por dentro de tudo o que você precisa saber para essa mudança de vida. Continue a leitura e confira mais sobre todos os benefícios e sugestões na hora de morar sozinho!

As vantagens de morar sozinho

Para começar, vamos falar um pouco sobre esses benefícios, visto que são eles que geralmente vão te impulsionar a tomar essa decisão e te ajudar na hora de agir!

Privacidade

Sem dúvidas, essa é uma das questões mais marcantes, não é mesmo? Ter privacidade na rotina e saber que não haverá ninguém invadindo o seu espaço, mexendo nas suas coisas ou atrapalhando as suas atividades estão na lista do que geralmente te fizeram querer morar sozinho. 

E na hora de reunir os amigos para matar as saudades, celebrar alguma conquista ou simplesmente tirar um tempinho de folga, não envolve a decisão de mais ninguém. É única e exclusivamente sua, podendo ser no dia e momento que mais fizer sentido para você.

Amadurecimento pessoal

É claro que poder seguir apenas as próprias regras, ter liberdade no dia a dia e nas escolhas da casa, exclusividade nos ambientes e privacidade são tudo de bom. No entanto, ter a possibilidade de aprimorar-se é tão especial quanto.

Isso porque se tornar independente, conhecer as suas capacidades e limitações é um passo muito importante. Esse processo nos faz compreender melhor o que significa responsabilidade e a importância de construir o seu futuro. 

Além disso, temos a chance de entender muitas outras coisas, como por exemplo, dar valor às companhias e pessoas ao nosso redor. O que impacta positivamente nos relacionamentos, tanto pessoais como profissionais.

Estimulando inclusive a consciência na hora de gastar dinheiro e te levando a dar o seu melhor na carreira. Valorizando cada passo e te preparando para lidar com novas experiências ao longo da vida. 

Veja os passos para conseguir morar sozinho

O planejamento pessoal e financeiro são indispensáveis para realizar esse sonho. Quando traçamos metas e prazos, conseguimos atingir mais facilmente os nossos objetivos. 

Pois assim é possível a organização e vislumbre do futuro. Veja abaixo as etapas que são necessárias atenção.

Entendendo a sua realidade financeira e guardando dinheiro

Em primeiro lugar, propomos um exercício de auto avaliação: veja qual foi a rua renda nos últimos dois meses e faça uma média das suas despesas. Se uma parte do seu salário – mesmo que pequena – se mantém em segurança, é sinal de que você consegue administrar bem a sua vida financeira.

Caso você perceba que termina sempre a conta no vermelho, é um sinal de alerta para a mudança de hábitos e economia. Veja quais são as despesas dispensáveis e estabeleça limites nos gastos e nas suas prioridades.

Guardando dinheiro, você vai conseguir proteger a sua saúde financeira e lidar bem com imprevistos, sem se preocupar gravemente com o amanhã. E além disso, vai poder decorar a sua casa, reformar o seu imóvel e garantir o seu lazer.

 

Veja + Área de lazer completa: conheça os benefícios

Saiba os gastos de morar sozinho

Além do planejamento, é preciso se preparar para lidar com os custos de manter um imóvel. Por isso, é essencial manter a planilha de gastos mensais sempre atualizada. Assim, você evitar extrapolar com gastos desnecessários. Fique atento com as despesas a seguir.

Despesas fixas: custos de um apartamento que serão cobrados sem falta a cada 30 dias, sempre no mesmo valor. São eles:

  • parcela do financiamento do imóvel ou aluguel
  • taxa de condomínio
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana)
  • fatura da internet

Despesas flexíveis: aquelas que os custos podem mudar de mês para mês devido os seus hábitos de consumo. São eles:

  • energia elétrica
  • água
  • gás
  • alimentação

 

Como você pode ver, morar sozinho é uma decisão muito importante. Por isso, planejar cada passo é essencial. Afinal, tornar-se independente é um salto na realização dos seus sonhos.

Conte com a ALZ Construtora para te apoiar na hora de conquistar a casa própria. Atualmente, nosso empreendimento Torre Di Mosto tem todas as vantagens que você precisa. Veja mais sobre este lançamento através deste link. Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL