Como a educação financeira pode te ajudar no financiamento imobiliário

Para adquirir um grande sonho como o da casa própria, é necessário organização e acima de tudo, educação financeira. Pois é através dela que será possível criar um planejamento familiar, para que o financiamento imobiliário aconteça da melhor forma!

Sabemos que economizar, muitas vezes, é uma tarefa desafiadora. No entanto, uma série de boas práticas podem te ajudar a poupar dinheiro de maneira mais tranquila. Ao longo deste texto, vamos compartilhar as melhores dicas para você preparar o bolso e comprar o seu apartamento.

Dessa forma, você vai compreender que a alternativa do financiamento imobiliário, pagando aos poucos, é uma ótima opção devido aos atuais juros baixos. E que pagar essas parcelas pode depender só de um pouco de organização, e claro, educação financeira.

 

O que é educação financeira?

Esse é um processo que vai te auxiliar na melhoria e compreensão em relação aos gastos, seja com produtos, serviços e outros. Criando essa consciência, você terá escolhas mais bem informadas, o que vai te ajudar a usar o seu dinheiro com mais sabedoria.

Em outras palavras, a educação financeira é a habilidade de entender como funciona o dinheiro. E claro, qual a melhor forma de utilizá-lo no dia a dia, tendo em vista as suas prioridades. 

 

Dicas para colocar em prática a educação financeira

 

  • Tenha em mente o quanto gasta 

 

Podemos dizer que esse é o primeiro passo para quem está em busca de um  planejamento adequado com as finanças. É muito importante saber o quanto entra e o quanto sai, para que você possa organizar todos os pagamentos, entendendo até onde pode ir naquele momento ou não.

Faça uma planilha, indicando salário, gastos – com contas fixas como água, luz, mercado, internet, aluguel ou financiamento e cartão de crédito mensal. Assim, você terá mais controle das finanças.

 

 

  • Quais são as suas metas de curto, médio e longo prazo?

 

Os objetivos nos mantêm motivados, o que é essencial para alcançar metas. Pois as pequenas conquistas nos dão forças para realizar as de médio e longo prazo. Faça uma lista contando sobre quais são todos esses seus objetivos e tenha sua lista sempre junto da sua planilha de gastos.

 

 

  • Tenha uma reserva de emergência

 

Como todos sabemos, imprevistos acontecem e ter um dinheiro guardado pode ajudar caso apareça uma viagem de última hora, reparos em casa ou, infelizmente, doenças.

A grande maioria dos analistas financeiros recomendam uma reserva equivalente a seis salários. Mas não se preocupe, o importante é se organizar para ter algum valor que te ajude em momentos  de emergência. Aos poucos você chega lá!

 

 

  • Quite contas atrasadas

 

Esse passo é essencial para entender quanto da sua renda você pode dedicar para quitar suas dívidas nos próximos meses. Liste todas elas e não esqueça de acrescentar os juros com o tempo de atraso de cada uma. 

Entre em contato com as instituições nas quais você tem débitos e tente negociar para fazer um acordo que caiba no seu bolso. 

 

Educação financeira nas escolas é importante?

Se algo é essencial para o nosso desenvolvimento, mais importante é que seja trabalhado desde cedo, não é mesmo? E por que não começar nas escolas? O estudo de conceitos básicos de economia e finanças são capazes de trazer muita compreensão para que as crianças entendam o valor do dinheiro. 

E claro, através da organização e planejamento, é possível ir longe para realizar suas metas e sonhos. 

 

A educação financeira auxiliando no financiamento imobiliário

Quando aprendemos como agir em relação ao dinheiro no dia a dia, isso traz muitos benefícios. Pois com uma vida financeira mais planejada, analisamos nossos ganhos e gastos, visando nossas prioridades e realizações.

Ao contrário do que muitos pensam, investir nesse tipo de conhecimento não é só para quem tem muito dinheiro. Todos podem se beneficiar através dessa organização. É ela quem pode nos ajudar na realização dos objetivos, pois com a análise crítica, tudo fica mais fácil. Sabemos como e quando agir. E temos mais foco nos nossos desejos.

Assim, você mantém os gastos sob controle e se livra de dívidas perigosas. O que vai ajudar muito a adquirir o seu patrimônio, inclusive da casa própria!

Na simulação para compra de um apartamento financiado, será possível calcular de antemão o custo das parcelas e qual a melhor forma de financiamento para o seu bolso. 

Se você está planejando comprar o seu próprio apartamento, a ALZ Construtora pode te ajudar a obter o melhor crédito do mercado. Os nossos especialistas em financiamento vão em busca da melhor opção de taxas de juros e parcelamento para você.

 

Agora que você já sabe como a educação financeira pode te ajudar, ficou mais fácil realizar o seu investimento! E se ainda não escolheu um imóvel, não deixe de conferir os empreendimentos ALZ.

Eles possuem todo o conforto e lazer que a sua família precisa para viver com tranquilidade e segurança. Entre em contato conosco e saiba mais informações.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL