Skip to content

Financiamento atrasado: saiba como proceder

  • by
financiamento atrasado

O financiamento imobiliário é um recurso que torna possível o sonho de milhares de pessoas que almejam a casa própria. Contudo, é importantíssimo que haja um planejamento financeiro para não ficar com o financiamento atrasado.

Bem sabemos que, muitas vezes, as coisas saem do nosso controle – como ficar desempregado sem aviso prévio, por exemplo – e que isso pode prejudicar o pagamento das prestações. 

E justamente por isso, é fundamental ter uma reserva de emergência para lidar com os imprevistos que podem surgir. Pois apesar de parecer que um simples financiamento atrasado não vai prejudicar, a soma de juros e o acúmulo de parcelas podem trazer muitas dificuldades e riscos.

Confira abaixo as informações que separamos indicando o que pode acontecer com o financiamento atrasado e o que fazer para solucionar essa questão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quantas parcelas podem ser atrasadas no financiamento?

Como você bem deve saber, o ideal é que não haja nenhum atraso para evitar qualquer tipo de dor de cabeça. 

Entretanto, existe um número de parcelas que você pode atrasar sem provocar graves consequências como a perda do imóvel, por exemplo. Essa informação estará especificada no seu contrato de financiamento.

Por isso, leia o seu contrato prestando atenção em todas as informações e detalhes. Pois cada banco, construtora ou instituição financeira possui suas próprias regras no que diz respeito aos juros, inadimplências e multas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Financiamento atrasado: quantas parcelas causam perda do imóvel?

De acordo com a lei brasileira, pode haver perda de imóvel quando o proprietário não paga três parcelas do financiamento. Após esse período de atraso, já é permitido por lei que o banco disponibilize a casa ou apartamento à venda por meio de leilão.

Porém, essa situação não é interessante para a instituição financeira, por isso, grande parte das empresas estão dispostas a uma negociação para que o dono do imóvel recupere o seu bem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Multas e juros do financiamento atrasado

Assim como nos boletos bancários pagos após a sua data de vencimento, o mesmo acontece com atraso das prestações do financiamento imobiliário. Ao atrasar uma parcela, o valor do imóvel é alterado devido ao acréscimo dos juros.

Quando os atrasos se tornam recorrentes, isso pode somar em juros e taxas com valores muito elevados, o que pode tornar o pagamento cada vez mais difícil. Para evitar esse tipo de problema, o mais indicado é buscar um financiamento com parcelas que de fato cabem no seu bolso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nome sujo

Ao pagarmos as nossas contas em dia, evitamos que nosso nome seja registrado em órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA ou SPC. Vale a pena ressaltar que os bancos, empresas, comércios e instituições financeiras têm acesso a isso, consultam esse serviço para compras parceladas ou algum tipo de crédito.

Então, caso você precise pedir um empréstimo para quitar o financiamento atrasado, é provável que com o nome sujo não consiga, colocando o financiamento em risco.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Não receber as chaves do imóvel

O momento de entrega das chaves é um dos mais aguardados por quem compra uma casa ou  apartamento na planta. Por isso, fique atento às taxas e parcelas que precisam ser quitadas antes do recebimento das chaves. Afinal, esse atraso pode inviabilizar a sua entrada no imóvel.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como manter as parcelas do financiamento em dia?

Certamente a resposta para isso é um bom planejamento financeiro. Então, liste as suas despesas de forma detalhada e rigorosa. Feito isso, analise se a renda é suficiente para amparar todos os gastos. 

A renda extra pode ser uma boa saída. Afinal, com organização e disposição, você não desiste dos seus sonhos. Veja o tempo livre que possui e o que pode fazer com as habilidades disponíveis para garantir o seu investimento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O financiamento atrasou, e agora?

Distrato: se você comprou o apartamento na planta e já está com dificuldade de manter a parcela em dia, essa é uma alternativa. A quebra do contrato pode ser solicitada antes da entrega das chaves, tanto pelo proprietário quanto pela construtora.

Reveja suas prioridades: entenda as suas prioridades e o que pode ser cortado de consumo mensal, seja nas compras, no mercado ou no lazer. Vá reduzindo tudo aquilo que não seja essencial.

Renegocie: uma simples ida ao banco pode salvar o seu financiamento. Não espere acumular, pois quanto antes negociar aquilo que está em atraso, melhor. Pois isso evita que as taxas e juros fiquem mais altos. 

Por fim, não deixe que os imprevistos dificultem o seu sonho. A casa própria sempre será um direcionamento certo para você e sua família. Com planejamento, tudo pode dar certo! Visite em nosso site os empreendimentos e encontre o apartamento que cabe no seu bolso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy