4 dicas de planejamento para comprar um imóvel

Não seria ótimo se livrar, de uma vez por todas, do aluguel e investir no seu sonho? Na hora de criar o planejamento financeiro e manter-se na meta para comprar um imóvel, é essencial seguir alguns passos. Pois é através de objetivos e ajustes no orçamento que tudo se tornará possível!

Nessa etapa tão importante, é preciso estar atento para então, definir todas as metas necessárias de forma eficiente e cumpri-las! Afinal de contas, esse é um processo que pede a nossa dedicação e atenção.

Pensando nisso, a ALZ Construtora separou algumas dicas especiais para você aprender novas formas de cumprir o seu intento e realizar o sonho da casa própria!

Passos importantes para comprar um imóvel

1. Defina um percentual do salário a ser poupado

Vamos começar com papel e caneta ou sua planilha de gastos em mãos – ou na tela! Calcule a renda mensal da família e preste atenção tanto nos pequenos quanto nos grandes gastos. Lembre-se que essa retenção agora vai tornar possível a compra do seu apartamento.

Feito isso, defina o percentual que pode ser reservado de acordo com o salário. Segundo os especialistas, o recomendado é iniciar com 20%. Porém, é importante que essa etapa seja determinada a partir da sua realidade financeira e no quanto sua família poderá guardar sem afetar o pagamento de contas fixas mensais e demais despesas.

Uma boa forma é aumentar o valor à medida que a renda aumenta, pois dessa forma é possível juntar um montante mais expressivo. 

2. Busque alternativas para aumentar a sua renda

Uma excelente forma de conseguir juntar uma maior quantia financeira é aumentar a sua fonte de renda. Vá em busca de alternativas que possam ser utilizadas através das suas habilidades. Nessas horas vale se disponibilizar para dar aulas, trabalhar como freelancer e assim por diante.

Ao procurar meios que sejam compatíveis com a sua rotina, a sua reserva estará garantida e você ainda vai colocar em prática outras habilidades e hobbies que estavam adormecidos. E claro, potencializar a sua renda!

3. Evite gastos supérfluos 

É normal que no dia a dia muitas vezes tenhamos alguns gastos desnecessários. Se formos colocar tudo na ponta do lápis, veremos que muitas dessas coisas podem ser facilmente cortadas sem que haja sofrimento ou falta.

Existem inclusive, aqueles gastos que nos arrependemos logo após termos finalizado a compra. E então, na hora de fazer o cálculo mensal, a quantia que foi gasta nessas aquisições supérfluas é tão alta, que acaba fazendo diferença no orçamento mensal da família. 

Portanto, faça uma boa análise de todos os gastos e quais deles podem ser eliminados. Além disso, é muito importante estar atento a sua rotina para não cair em deslizes. Evitando comprar objetos e produtos que não são necessários no momento, você vai poder comprar um imóvel em menos tempo do que o esperado.

4. Pague as contas em dia

Para evitar juros e multas aplicados após a data de vencimento, pagar as contas em dia é um passo primordial. Pois as taxas de juros de cartões de crédito, por exemplo, costumam ter um valor elevado e, quando o cliente deixa de quitar as dívidas, forma-se uma bola de neve.

Por isso, faça um planejamento financeiro para não perder o dia de vencimento de nenhuma conta e manter tudo em dia!

Vale a pena ressaltar que, ao quitar as suas dívidas, você favorece a aprovação do financiamento imobiliário. A importância disso é tremenda, pois muitas pessoas deixam de aproveitar essa oportunidade por estarem com o nome no SPC ou Serasa. Diversas delas, inclusive, possuem o dinheiro para entrada, porém não conseguem dar continuidade ao processo devido a esses fatos. 

 Os objetivos para comprar um imóvel são valorosos e vão te ajudar de forma organizada a economizar e juntar a quantia que você precisa. 

A aquisição de um imóvel envolve a redução de gastos, afinal, você estará investindo em algo que é seu! Além disso, nos auxilia com o bom hábito de poupar dinheiro. Por isso, mantenha o foco no seu objetivo e não desista de alcançar o seu sonho!

O que achou deste artigo? Se curtiu o nosso conteúdo não deixe de seguir-nos nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL