Dicas sustentáveis para a sua casa

O mundo tem mostrado, cada vez mais, o resultado catastrófico de vivermos sem pensar no amanhã. A natureza traz seus sinais, demonstra que pode se regenerar, mas que precisa de um respiro. Por isso, separamos para vocês dicas sustentáveis que possam manter em sua casa diariamente.

A mudança de hábitos é primordial para que possamos trazer resultados significativos. Muitas vezes, pequenas coisas passam despercebidas no nosso dia a dia, mas que tem importância tremenda. 

Principalmente, em relação ao consumo. Você sabia que dá para pensar no planeta e ainda economizar em seu bolso? Esse benefício mútuo trará bons resultados a todos e mais importante: a saúde do planeta – que é também a nossa saúde – permanece preservada.

Veja abaixo nossas dicas sustentáveis para um mundo mais verde!

 

Tenha uma horta vertical 

Essa é uma ótima opção, porque se adequa às necessidades de quem mora em apartamento e casa. Já imaginou ter seus alimentos orgânicos a um passo da sua cozinha? 

A horta vertical, além de te fazer economizar, diminui também o consumo de plástico em supermercados. Pois com todos os alimentos embalados, dificilmente conseguimos dar uma utilidade para eles após o uso.

 

Tenha sua composteira

Uma grande parte do que jogamos fora em casa, é lixo orgânico que poderia servir para adubo. Essa é uma forma simples de reduzir a quantidade de lixo em aterros e também de deixar suas plantinhas ainda mais bonitas, enriquecendo o seu solo!

Na composteira, você descarta todo o lixo orgânico e restos de alimentos como:

  • cascas de legumes, verduras e frutas
  • pó de café com coador de papel
  • saquinhos de chá
  • jornal
  • papelão

A matéria orgânica decomposta vai criar um chorume que, diluído em água, vira adubo para a terra.

 

Reutilize água da máquina de lavar

Essa água pode ser utilizada para seu quintal ou varanda. Assim, você consegue dar mais uma utilidade a ela, sem prejudicar a limpeza da casa. Em apartamento, essa água também pode ser utilizada para lavar tapetes, panos de chão ou até mesmo para dar descarga no vaso sanitário, usando um balde. 

 

Retire os aparelhos domésticos da tomada após o uso

Muitas vezes passa despercebido, mas o modo stand by também é um consumo. Seja do microondas, tv, wi-fi e outros aparelhos eletrônicos que costumamos deixar na tomada.

Antes de dormir ou quando for viajar, não esqueça de retirar da tomada e assim, consumir menos energia. Pode ter certeza que o seu bolso agradece.

 

Utilize lâmpadas de baixo consumo

Você sabia que as lâmpadas LED gastam até 80% menos energia? Apesar de possuir um custo um pouco maior se comparado a lâmpadas mais simples, a longo prazo, apresenta uma economia significativa. Pequenas dicas sustentáveis fazem a diferença!

 

Faça em casa os seus produtos de limpeza

Já parou para pensar na quantidade de embalagem ao utilizar tantos produtos de limpeza? Além disso, muitos deles são tóxicos e oferecem perigo à saúde humana. 

As misturas caseiras têm o mesmo resultado na limpeza dos cômodos e ainda vão te fazer economizar. Basta utilizar vinagre, bicarbonato de sódio e limão, basicamente. Caso você deseje um cheirinho mais especial, pode colocar algumas gotas de um óleo essencial de sua preferência.

 

Curtiu nossas dicas sustentáveis? A ALZ Construtora está comprometida com a preservação do meio ambiente e por isso, conta sempre com alternativas de construções sustentáveis em seus empreendimentos.

Para acompanhar mais dos nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL