Skip to content

Veja como reduzir a produção de lixo em casa

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Você sabia que pequenos cuidados podem fazer toda a diferença? Quando se trata de reduzir a produção de lixo em casa, existem algumas providências que podem ser tomadas. São práticas simples que são benéficas para o meio ambiente e para o seu bolso!

Reduzir a produção de lixo é compromisso de todos e tem sido um assunto de destaque. Com pequenos cuidados que envolvem reciclagem e reutilização, você evita que restos se acumulem de forma inapropriada no solo. 

A ALZ Construtora tem como compromisso trazer aqui no blog, sempre que possível, dicas sustentáveis para que você saiba mais sobre esse tema. Assim, todos nós podemos encontrar uma forma de contribuir com o planeta. 

Confira a seguir como você pode fazer a sua parte para um mundo mais verde.

 

Como ajudar a reduzir a produção de lixo?

Reduzir a quantidade de lixo produzido é, de fato, o passo mais importante. Pois é uma ação essencial para minimizar o acúmulo de resíduos e a crescente poluição decorrente do descarte incorreto dos mesmos.

Embora muitas pessoas pensem que essa atividade é difícil e exaustiva, nós estamos aqui para te mostrar o contrário. Vale ressaltar que foram considerados lixo doméstico tudo aquilo que utilizamos no dia a dia e que costumam ter alta rotatividade como sacolas, guardanapos, fraldas, alimentos, filmes plásticos, entre outros. 

 

Alimentos

O alimento, antes de ser consumido, percorreu um longo caminho até chegar em sua casa. E dar preferência aos alimentos mais saudáveis sempre será a melhor escolha.

Se tiverem menos embalagens ou contenham embalagens retornáveis, melhor ainda! Assim, além de poder reutilizar o recipiente, você também vai poder reciclá-lo quando ele deixar de ser útil.

Na cozinha, nada se perde, tudo se transforma! A compostagem é um belo exemplo disso. Com essa alternativa, você pode reaproveitar os resíduos orgânicos utilizados em sua casa. 

Trata-se de um processo natural em que micro-organismos, fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. Isso a transforma em húmus, um material fértil e rico em nutrientes para o solo.

Ou seja, tudo isso pode se tornar em adubo para as suas plantas! É um processo simples e sustentável. E tudo o que você precisa é uma composteira caseira. 

Veja + Dicas sustentáveis para a sua casa

 

Priorize produtos com refil e a granel

Essa prática, além de sustentável, também é econômica! Justamente pela ausência ou redução de embalagem, é possível comprar esses produtos mais baratos nesse formato. Há uma variedade grande de alimentos e produtos de lojas especializadas em venda a granel pelo país.

 

Colabore com a coleta seletiva e reciclagem de lixo eletrônico

Mesmo após reduzir a quantidade de lixo doméstico, é essencial que haja uma reciclagem daquilo que você descarta. A coleta seletiva é o principal meio para reduzir a produção de lixo no dia a dia.

Após fazer a separação do lixo para coleta seletiva, não esqueça de limpar as embalagens para facilitar a reciclagem. 

A reciclagem de lixo eletrônico, além de reaproveitar os materiais tecnológicos, evita que os compostos prejudiciais ao ambiente, presentes nesses aparelhos, sejam descartados incorretamente, entrando em contato com a natureza.

 

Atitudes que você pode ter para reduzir a produção de lixo 

  • Planeje suas compras antes de ir ao supermercado: isso evita desperdício com a compra de produtos desnecessários;
  • Dê preferência às embalagens retornáveis;
  • Evite imprimir documentos em papel sempre que possível;
  • Utilize sacolas retornáveis para carregar as suas compras, evitando assim as sacolinhas plásticas descartáveis;
  • Reutilize as embalagens: use da sua criatividade para transformar as embalagens utilizadas em outros objetos úteis;
  • Contribua com a coleta seletiva: separe vidros, papéis, plásticos e metais e descarte esses materiais corretamente.

 

Então, o que achou de aprender um pouco mais sobre como reduzir a produção de lixo em casa? O compromisso é de todos, e nós da ALZ Construtora, estamos juntos com você nessa. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a gente aqui no blog e através das redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy