Skip to content

Sacada, varanda e terraço: veja as diferenças

  • by

Sacada, varanda e terraço, mas afinal, qual o papel que cada uma delas cumpre e como utilizar esses determinados elementos de forma própria? Primeiramente que, mesmo que você esteja em dúvida em relação a cada um desses itens, eles têm suas funcionalidades e benefícios. 

Com características diversas, esse post vem com o intuito de mostrar as curiosidades desse universo, para que você possa compreender melhor as particularidades entre sacada, varanda e terraço. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

 

Conheça as principais diferenças entre sacada, varanda e terraço

O que é uma sacada?

Pode-se chamar de sacada aquela estrutura que se projeta totalmente para fora do apartamento ou que “salta” para fora do corpo da edificação. Elas costumam ser mais facilmente identificadas por causarem esse efeito tridimensional.

Ou seja, não há possibilidade de uma casa no térreo possuir uma sacada, visto que, para ser denominada dessa forma, ela deveria estar “pairando” sobre um nível, para só então, ser identificada dessa maneira.

Geralmente, as sacadas se ligam a portas e janelas de acesso. Seja de áreas sociais como também de áreas privadas, como quarto que possui sacada, por exemplo. Elas costumam ter um tamanho reduzido, mas podem ser encontradas opções mais amplas. É mais provável que, em empreendimentos de alto padrão, seja possível encontrar sacadas maiores.

 

O que é varanda?

No caso da varanda, ela funciona como uma espécie de extensão de um apartamento, localizada na parte da frente da casa. São áreas cobertas e abertas, que permitem o encontro entre as pessoas. Sendo ideal para receber convidados e aproveitar o tempo em companhia, diante de um local contemplativo. 

Por essa razão, a varanda é uma área que fica próxima de ambientes sociais, como a sala de estar e de jantar.

Outro termo que foi criado, associado a varanda nos últimos tempos, foi a varanda gourmet. O diferencial dela está na sua estrutura com churrasqueira, forno ou cooktop. Valorizando ainda mais o espaço para tornar-se ambiente para confraternização e refeições especiais. 

Hoje em dia, muitas pessoas têm optado pela integração da varanda com outros ambientes. O que valoriza a sensação de amplitude e também proporciona convivência entre todos os presentes na casa.

 

O que é terraço?

Dentre as particularidades da sacada, varanda e terraço, esse é o cenário mais diferente. Isso porque o terraço fica na área superior de uma construção, tornando-se um espaço maior para lazer. 

Geralmente são áreas descobertas, localizadas em cima de sobrados e apartamentos – nesse caso, em coberturas. O ponto super positivo dele é poder aproveitar uma bela vista, vendo todo bairro e/ou cidade, a depender de sua altura.

É comum que esse ambiente comporte outras estruturas como jardins mais amplos e piscina. Além disso, o terraço traz muitas possibilidades para decoração, por se tratar de um ambiente maior. 

 

Sacada, varanda e terraço: qual a melhor opção?

Existem diversos fatores que podem interferir nessa escolha, para então, denominá-la como melhor opção. Pois depende da localização, de como é a sua rotina e o quanto de investimento uma área como essa precisa.

Para avaliar da melhor maneira, entender a sua rotina é muito importante, porque você saberá o quanto esse espaço vale a pena, diante de suas preferências. Ou seja, pretende reunir amigos e familiares com frequência para confraternizações?

Se você deseja uma área de lazer espaçosa, com vista exclusiva, o apartamento com terraço é uma ótima opção para o seu estilo de vida.

No caso da sacada, observe se para você é mais importante um espaço íntimo e aconchegante com sacada no quarto ou se prefere ambiente de socialização. Já que nesse caso, é possível ter sacada na área da sala ou dormitório.

Já a varanda cumpre muito bem o papel de cartão de visitas, principalmente se for integrada com outros ambientes com o living ou cozinha. Além disso, é um ótimo local para curtir uma boa leitura, criar um jardim vertical ou simplesmente descansar.

 

Agora que você pode identificar melhor as diferenças entre sacada, varanda e terraço em um apartamento, pode encontrar a opção que mais se adeque às suas necessidades. A ALZ Construtora conta com opções incríveis de empreendimento, para você aproveitar o melhor que um lar tem a oferecer!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy