Piso para apartamento: veja como encontrar o modelo perfeito

A escolha do piso para o apartamento envolve uma série de questões, sejam elas estéticas, funcionais ou de segurança. O mercado dispõe dos mais variados tipos para todos os tipos de ambiente e é importante que você entenda qual é o mais adequado.

Ele pode ser o protagonista da decoração, mas acima de tudo, ele precisa harmonizar com o espaço. E com isso, queremos dizer em todos os seus aspectos. Por exemplo, será que um piso com atenuação de ruídos seria o mais interessante para um espaço home office?

Por essas e outras que criamos este post para te mostrar a importância de fazer a escolha certa na hora de investir no piso para apartamento. Assim, você vai saber o que deve ser levado em consideração nesse processo e de que maneira utilizar os mais variados tipos de pisos. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por que escolher o piso certo é importante?

Escolher o piso correto é mais importante do que você imagina. Pois ele define não só a sua segurança e conforto, como também a de toda a família. Colocar no banheiro ou na cozinha um piso que absorve umidade, por exemplo, pode resultar em problemas como infiltração e mofo. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Piso para apartamento: o que deve ser levado em conta na hora de escolher?

Além da harmonia com os detalhes da decoração de cada espaço, é essencial considerar em que ambiente o piso será aplicado. Afinal, o modo de instalação, tipo de limpeza, isolamento acústico e outros fatores como a temperatura, importam.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Instalação

A instalação exigida para cada tipo de piso vai influenciar diretamente no tempo de execução do projeto, assim como no valor final. Existem alguns modelos que você mesmo pode aplicar (como o vinílico autoadesivo) e outros que precisam de uma mão de obra especializada, além de levar mais tempo para ser instalado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Temperatura do piso

A sensação de toque no piso está diretamente ligada com o seu revestimento. Aqueles que passam a percepção de baixa temperatura e frescor, são os chamados pisos frios. Entre eles estão a cerâmica, o porcelanato, cimento queimado, mármore, granito, ladrilho hidráulico e as superfícies resinadas. 

O benefício desse tipo de piso é a sua durabilidade e praticidade. São muito indicados para ambientes mais úmidos e que têm contato frequente com a água, como por exemplo as áreas externas, cozinhas e banheiros.

Enquanto os pisos quentes, como no caso no bambu, assoalho de madeira, laminado ou vinílico, a sensação de é de aconchego e bem-estar. Isso acontece porque o seu calor fica retido em sua superfície. O que resulta em um piso com uma temperatura mais constante, que mantém o equilíbrio entre a temperatura do material e a da pele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Limpeza e manutenção

Antes de escolher o piso para apartamento, vale a pena considerar o tipo de limpeza que ele exige. Confira abaixo os dois tópicos:

  • Vinílico e laminado: pedem cuidados especiais e utilização de produtos específicos para que a integridade do piso permaneça. Caso contrário, o seu material pode estufar ou inchar;
  • Pisos cerâmicos e em porcelanato: podem ser lavados com água em abundância, atentando somente para o uso de sabão em pó, que costuma deixar o piso embaçado e escorregadio. Lembre-se de sempre secar o piso após a sua limpeza para evitar acidentes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Isolamento acústico

Se você está em busca de um piso com menor ruído, saiba que para que isso aconteça, é preciso que o contato do piso com o contrapiso seja pequeno. Ou seja, os pisos suspensos costumam ser mais silenciosos.

Já os pisos laminados possuem mantas acústicas que isolam o contrapiso e o barulho. Enquanto os vinílicos demonstram melhor isolamento acústico por serem macios.

Como você pôde perceber, não existe exclusivamente um tipo de piso para apartamento ideal para usufruir da sua casa. Cada local terá uma necessidade específica.

Na hora de escolher o mais adequado, não esqueça de levar em consideração o uso de cada ambiente e opte por cores e texturas que se adequem à decoração da casa.

O Torre Di Mosto conta com um apartamento personalizado, e por isso, é possível imprimir visualmente a sua própria identidade no espaço. Se por acaso você quiser a nossa entrega padrão, ela pode ser feita com o piso do quarto vinílico em 90 x 90. 

No entanto, se essa escolha for desafiadora para você, não se preocupe, pois a ALZ pode te ajudar com as melhores indicações de escritórios de arquitetura ou designer de interiores.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato agora mesmo para tirar todas as dúvidas sobre esse empreendimento.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL