Skip to content

Mudança de apartamento: veja como se planejar

  • by

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Tem coisa melhor do que o momento de entrega das chaves do seu novo lar? Nós da ALZ Construtora amamos fazer parte desse sonho, e por isso, separamos esse post para você fazer aquele checklist perfeito na hora da mudança de apartamento.

Afinal, essa atividade exige muita atenção, mas não precisa ser um fardo. A mudança de apartamento pode sim acontecer com leveza e tranquilidade, de forma organizada. O importante aqui é se planejar! Veja abaixo as nossas sugestões.

 

1. Planejamento é o primeiro passo para a mudança de apartamento

Planejar cada passo é o mais importante, pois é isso que vai te ajudar a estabelecer e cumprir metas. Se a cada dia que passa, você já sabe aquilo que tem que fazer, tudo fica mais fácil. Além de evitar, é claro, que tudo ocorra sem sustos!

Como bem sabemos, não dá para preparar a mudança de apartamento da noite para o dia. Por isso, todos os integrantes da casa devem ter atividades estabelecidas. Dividindo, tudo vai ocorrer de forma mais fluida e rápida. 

Sem contar que dessa maneira é melhor de entender e de cobrar, visando sempre o foco no prazo. O trabalho em equipe é muito importante, porque traz o gás que a gente precisa para realizar e sem se sentir sobrecarregado.

Com as tarefas delegadas, é hora de separar etiquetas e canetas para descrever o que vai em casa local. Não esqueça: nomeie as caixas com objetos pessoais e por cômodo.

Dito isso, faça uma planilha no computador ou use um caderno para colocar as tarefas por ordem de execução. Aqui, nada pode passar despercebido, ponha tudo nos mínimos detalhes: conseguir caixas, limpar a nova casa, contratar uma empresa de transporte ou conseguir um carro de amigos para transportes pesados e etc. Com um cronograma completo as atividades são cumpridas na ordem correta e menos coisas podem fugir do controle.

 

2. Selecione o que vai e o que fica

Esse é o momento de desmontar a casa! Comece com os objetos menores, peças de roupas e por último deixe os móveis para serem desmontados. 

No momento em que estiver desmontando, vale muito a pena fazer uma análise do que você usa e do que não usa. Aqui valem doações para quem precisa ou mesmo um bazar para ajudar nas despesas ou poupança.

Você pode fazer o mesmo com livros, móveis, brinquedos e itens pessoais que estavam esquecidos e fora de uso. Aproveite o momento da mudança para se livrar do apego! 

A dica que nós te damos para saber o que deve se desfazer é a seguinte: se no último ano que passou você não usou ou não deu falta, está na hora de passar para frente.

 

3. Vistoria para quem mora de aluguel

Essa parte é delicada e merece a sua atenção. Para quem mora de aluguel, esse é o momento em que a imobiliária vai verificar se o local está sendo entregue em perfeito estado, se será necessário pagamento de alguma taxa ou multa por imperfeição que não existia no momento que foi alugado com entrega das chaves. 

O ideal é limpar a casa, pintar, arrumar os pequenos defeitos – seja de buracos que foram feitos para pendurar quadros ou móveis nas paredes. Outra dica importante é acompanhar a vistoria e verificar que cada item descrito no contrato. 

Assim você previne de pagar multas desnecessárias ou abusivas. Não deixe de checar a lei do inquilinato para retirar todas as suas dúvidas.

 

4. Cada cômodo por vez

Com as caixas etiquetadas corretamente, você vai saber o que há dentro de cada uma delas e a qual cômodo da casa ela pertence. Isso é essencial para que se saiba a quem pertence e o momento de abri-la.

Sempre finalize uma área antes de começar a abrir as caixas de outro cômodo. Isso poupa tempo e elimina confusões, sem misturar o destino de cada uma delas. Além disso, quando saímos abrindo as caixas sem finalizar as áreas da casa uma por uma, nos desmotivamos muito na hora da arrumação, pois tudo o que vemos é o caos. 

Então, o que achou das dicas para se planejar da melhor forma na mudança de apartamento? Aproveite a inspiração e conheça as opções de empreendimentos da ALZ Construtora para ter a sua casa própria! 

O Torre di Mosto, localizado na Palhoça, é a oportunidade perfeita para você: o apartamento será personalizável, além da possibilidade de montagem de móveis e entrega dos eletrodomésticos antes da entrega das chaves! 

Dessa forma, sua mudança ficará bem mais simples, evitando dores de cabeça e mudanças gigantescas. Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy