Skip to content

Financiamento para aposentados: saiba como funciona

  • by

Mas será que o financiamento para aposentados pode acontecer? Como já dizia o poeta, “os sonhos não envelhecem”, e por isso mesmo, independente da idade, esse é o objetivo de muitos brasileiros. 

Entretanto, alguns podem adiar a realização dessa conquista, seja por gastos com a saúde ou educação dos filhos. O fato é que, nos dias de hoje, o mais importante é conhecer todas as suas possibilidades. E sim, todo aposentado pode financiar um imóvel, só é preciso ter a renda necessária. 

Portanto, se você é aposentado e tem dúvidas sobre as formas de financiamento, este artigo pode te ajudar. Confira a leitura abaixo e saiba como conquistar um cantinho para chamar de seu. 

Como funciona o financiamento para aposentados?

Apesar do que muitos pensam, não há diferenciação no que diz respeito ao processo. Assim como todos, o aposentado deve apresentar a sua renda e ter crédito analisado pelo banco. De toda forma, alguns pontos neste texto podem te ajudar na hora de fazer o seu planejamento. 

Como fica o prazo de pagamento?

Para quem possui mais de 60, o número de parcelas é o ponto que se modifica. Geralmente, um financiamento pode ser quitado em até 420 vezes, ou seja, 35 anos. Porém, para os sexagenários esse número muda um pouco.

O prazo máximo de parcelas fica em 240 prestações, resultando em 20 anos de financiamento. Para as pessoas com mais de 70, pode-se parcelar em até 10 anos, com 120 parcelas. 

Em síntese, o prazo fica menor quanto maior a idade. E o resultado de um prazo mais curto é que as parcelas ficam num valor mais elevado. Esse cálculo foi feito levando em consideração a expectativa de vida dos brasileiros, que é de 76 anos, em média.

E como ficam as taxas de juros para os aposentados?

Esse é um ponto que pode variar bastante. Seja pelo banco e/ou instituição financeira, seja pela construtora. Logo, avalie bem quais são as suas possibilidades antes de fechar o negócio, para garantir a melhor proposta para o seu investimento.

Tipos de financiamento para aposentados

Hoje em dia, existem diferentes tipos de financiamento no mercado. O Governo Federal conta com o projeto Casa Verde e Amarela, além dos que podem ser feitos direto com a construtora e bancos. 

Na hora de pesquisar a melhor opção, esteja certo de que os benefícios e facilidades do tipo que você escolheu estejam com taxas de juros mais interessantes e com mais facilidades. 

Seguro

O MIP – Seguro de Morte e Invalidez Permanente, está entre uma das taxas de juros do financiamento imobiliário. Como ele atua como uma garantia para as instituições financeiras e bancos, torna-se um seguro obrigatório.

Em vista disso, o seu valor também é um dos fatores que modifica com a idade. E por conta disso, o valor do seguro fica maior, quanto maior for a idade. 

Quanto é possível financiar?

Esse ponto importante vai depender da renda familiar do aposentado. Fora isso, existem outras questões que influenciam no financiamento. Como por exemplo, o valor de entrada, se possui FGTS, se vai compor renda com outras pessoas e etc.

Geralmente, 80% do valor do imóvel é financiado. Além disso, as parcelas só podem comprometer até 30% da sua renda. E então, conseguiu aprender tudo o que precisava sobre o financiamento para aposentados?

Se você é aposentado, ou tem mais de 60 anos e não vê a hora de garantir a realização do seu sonho, entre em contato conosco. A ALZ Construtora está aqui para te ajudar a alcançar os seus objetivos, e estamos dispostos a encontrar o empreendimento que se encaixe no seu bolso. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy